default Notícias
Data da publicação: 16/05/2011

Já pensou em criar uma trilha sonora a partir da imagem musical? Pesquisadores do ICMC, na USP de São Carlos, desenvolvem software de criação de playlists a partir da representação visual de coleções de músicas 

Por: Sarah Mascarenhas 

Como você faz quando quer criar uma seleção de músicas para uma festa em sua casa? Colecionadores de MP3 fazem downloads de discografias completas, mas como organizar tudo isso para facilitar a escolha? O que encontramos no mercado de software para organizar músicas? Sistemas comerciais como Windows Media Player, Itunes, Winamps, Real Player, entre outras centenas, permitem a criação de sua lista de músicas preferidas por meio da seleção de arquivos ou pastas de determinado artista ou álbum, mas essa tarefa pode consumir várias horas. 

Na USP de São Carlos, os pesquisadores do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) Luis Gustavo Nonato, Fernando Vieira Paulovich e Rosane Minghim, com a participação de estudantes de mestrado e doutorado, desenvolveram um software que se diferencia dos sistemas comerciais existentes pela forma como organiza e cria playlists, a partir de uma representação visual do banco de dados de música. 

Quando se pensa na computação hoje, é preciso reconhecer uma aliada muito importante no desenvolvimento de programas e sistemas: a modelagem matemática. Foi com a ajuda de modelos matemáticos que esse programa para organização de músicas foi desenvolvido. O professor Luis Gustavo Nonato, do Departamento de Matemática Aplicada e Estatística do ICMC, conta que a idéia do sistema é primeiro transformar cada música em um dado de alta-dimensão, para então criar a representação visual da base de músicas. A representação agrupa as músicas a partir de uma medida de similaridade no espaço de alta-dimensão. "Ou seja, é a relação de similaridade entre as músicas que as caracterizam como candidatas a pertencerem a uma mesma playlist", diz Nonato. Assim, o sistema desenvolvido sugere grupos de músicas a partir de suas semelhanças medidas no espaço de alta-dimensão. 

A transformação das músicas leva em consideração o ritmo, a batida, as freqüências e a intensidade, que é o que caracteriza cada gênero ou estilo musical. Para criar uma seleção musical basta agrupar as músicas que se tornam vizinhas no espaço de alta-dimensão. A representação visual é construída com o auxílio de uma técnica conhecida como PLP - Piecewise Laplacian Projection, que, ao contrário da maioria dos métodos existentes, permite que o usuário interaja com os dados visualizados e modifique o agrupamento à vontade. Segundo o professor Fernando Paulovich, do Departamento de Ciências de Computação, outro diferencial do método é que você pode gerar inúmeras playlists ao mesmo tempo, em questão de segundos, agrupando músicas semelhantes independente do artista, época ou grupo musical.


Informações:

CONÉCTATE CON NOSOTROS
 

© 2024 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação