jo Notícias
O docente agora é um dos responsáveis por analisar, selecionar a acompanhar projetos submetidos à Fundação em programas como o de apoio à pesquisa inovativa em pequenas empresas
Data da publicação: 21/09/2020

Untitled-2.jpg

O professor Jó Ueyama, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, foi nomeado como coordenador da área de Pesquisa para Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, a FAPESP. “Com esta coordenação de área, tenho o privilégio de retribuir todo o suporte financeiro que a FAPESP investiu desde o período em que fui pesquisador na UNICAMP. Sou muito grato à Fundação pelas bolsas e projetos de pesquisas concedidos”, afirmou Jó, que atualmente compõe o quadro de docentes do Departamento de Sistemas de Computação (SSC) do ICMC.

Junto com outros cinco professores, ele é responsável por analisar, selecionar e acompanhar as propostas, auxílios e bolsas concedidas em dois programas da FAPESP: o Programa de Apoio à Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) e o Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE). “Minha experiência em múltiplos institutos – a começar pela UNICAMP, depois na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) e, agora, no ICMC – tem sido de grande valia para ter uma visão mais ampla sobre a diversidade de projetos, áreas de pesquisa e de perfis dos pesquisadores, o que tem facilitado meu trabalho de selecionar avaliadores (assessores) adequados para analisar cada proposta de inovação”, completa Ueyama.

Trajetória – Professor titular do ICMC desde 2019, Ueyama é bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Pará, mestre na mesma área pela UNICAMP e fez doutorado, também em Ciência da Computação, na Lancaster University, no Reino Unido.

Já foi pesquisador associado na University of Kent at Canterbury, no Reino Unido, de 2006 a 2007, e pesquisador visitante na University of Southern California, nos Estados Unidos, de 2015 a 2016. Além disso, por dez anos, trabalhou como desenvolvedor de sistemas na Assembleia Legislativa do Pará, tendo sido gerente de desenvolvimento por dois anos.

Bolsista Produtividade de Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq (nível 1D), Ueyama foi presidente da Comissão de Relações Internacionais (CRInt) do ICMC por dois mandatos (2016-2020). Docente no ICMC desde 2010, as aulas online que ministrou já contam com mais de 150 mil visualizações e servem de material didático para Institutos de Ensino Superior do Brasil e de países que falam português como língua nativa.

Autor de cerca de 150 artigos em eventos e periódicos, o professor depositou, ainda, três pedidos de patentes e dois registros de software. Realiza, atualmente, pesquisa em áreas multidisciplinares aplicando a inteligência computacional em meio ambiente, saúde e segurança de dados.

Texto: Assessoria de Comunicação do ICMC-USP

CONÉCTATE CON NOSOTROS