vaga-para-pos-doutorado-na-fronteira-entre-visao-computacional-e-matematica Notícias
A oportunidade contempla bolsa mensal no valor de R$ 7.373,10, financiada pela FAPESP, e as inscrições estão abertas até dia 5 de novembro
Data da publicação: 24/09/2020

“O projeto tem por objetivo estreitar a lacuna entre a Visão Computacional e Geometria, permitindo explicar o aprendizado de características visuais em diferentes domínios ou representações

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, recebe inscrições para uma bolsa de pós-doutorado no projeto temático Teoria de singularidades e suas aplicações à geometria diferencial, equações diferenciais e visão computacional. A vaga contempla uma bolsa mensal no valor de R$ 7.373,10, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), além de um fundo equivalente a 15% do valor anual da bolsa, que poderá ser investido em itens diretamente relacionados às atividades de pesquisa.

Quem for selecionado poderá desenvolver os trabalhos por 12 meses, e também é possível fazer estágio no exterior durante o pós-doutorado. Para se candidatar, é preciso ter concluído doutorado com tese relacionada às áreas de Visão Computacional, Aprendizado de Máquina e/ou Deep Learning. Também é importante se interessar por pesquisa na fronteira entre visão computacional e matemática.

O projeto tem por objetivo estreitar a lacuna entre a Visão Computacional e Geometria, permitindo explicar o aprendizado de características visuais em diferentes domínios ou representações. Confira um exemplo de aplicação no vídeo a seguir:

As atividades serão desenvolvidas no Laboratório de Visualização, Imagens e Computação Gráfica do ICMC, sob supervisão do professor Moacir Antonelli Ponti, e em conjunto com pesquisadores do Grupo de Singularidades. Para se candidatar basta enviar e-mail, até dia 5 de novembro, diretamente para Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo., com cópia para o coordenador do projeto, professor Farid Tari (Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.), contendo no campo do assunto a informação “Seleção para bolsa pós-doc: projeto temático” e os seguintes documentos anexados:

1. declaração/carta de interesse de pesquisa na área do projeto, ressaltando suas habilidades relacionadas ao projeto temático;
2. currículo indicando formação, produção científica e projetos dos quais participou;
3. duas cartas de recomendação, preferencialmente de supervisores anteriores (que podem ser enviadas diretamente pelos recomendadores aos e-mails Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo. e Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.);
4. documento que comprove a conclusão do doutorado; e
5. histórico escolar da pós-graduação.

Texto: Assessoria de Comunicação do ICMC-USP

Professor Moacir Antonelli Ponti