default Notícias
Data da publicação: 26/05/2011

Após o lançamento do selo CNPq_EXPRESSO, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico solicita sistema Tutorial para Centro de Competência de Software Livre do ICMC

Por Sarah Mascarenhas - Assessoria de Comunicação ICMC

O CNPq_EXPRESSO é um selo que foi criado para facilitar a importação de material de pesquisa (insumos, equipamentos, DNA, etc), em parceria entre o Ministério da Ciência e Tecnologia e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Como parte da estratégia de apoio à importação para pesquisa, o CNPq solicitou ao Centro de Competência de Software Livre do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (CCSL-ICMC), da USP de São Carlos, a elaboração de um sistema tutorial online. Trata-se do Tutorial SIMPLES-CNPq.

Uma equipe de pesquisadores do ICMC, em parceria com o ICMC Júnior (empresa dos alunos do ICMC), está se dedicando ao desenvolvimento do tutorial, que será lançado para teste em breve e estará hospedado no site do CCSL-ICMC. A assessoria de comunicação do ICMC conversou com representantes do CCSL e da empresa júnior para colher mais informações sobre o Tutorial SIMPLES - Sistema de IMportações para Pesquisa com LibEração Simplificada

A pesquisadora Ellen Francine Barbosa disse que o tutorial é que um sistema criado para simulação de importação de material de pesquisa. Barbosa ainda explica que "mesmo na simulação, o ideal é que as informações estejam armazenadas para que sirvam de modelo para futuras importações, se tornando um repositório de informações sobre importação de material para pesquisa". 

Para Solange Rezende, coordenadora do Projeto, a questão central desse trabalho esta na aquisição e estruturação do conhecimento sobre importação de materiais para pesquisa. A professora conta que para constituir a equipe deste projeto foram convidados especialistas na área de aquisição do conhecimento, inteligência artificial, acessibilidade, banco de dados e ensino à distancia, para especificar um sistema voltado para treinamento que inclui simulações online, acesso aos dados de importação que será utilizado por pesquisadores de todas as áreas do conhecimento. Solange ainda diz que o projeto foi estruturado em etapas: um sistema online estático, como um guia de como realizar importações, oferecendo dicas sobre os procedimentos; na fase dois poderão ocorrer simulações com acesso a base de dados da Plataforma Lattes, que agrega os currículos dos pesquisadores; a terceira etapa é focada no processo de validação do sistema, para que finalmente possa ser disponibilizado o sistema Tutorial SIMPLES-CNPq. Rezende ainda disse que o sistema completo servirá como repositório de dados, informação e conhecimento relacionados com importação para pesquisa. 

Para execução do trabalho entra em cena a empresa ICMC Júnior que é responsável, juntamente com a equipe de pesquisadores do ICMC, pela programação do sistema, feita pelos alunos envolvidos na empresa júnior. Marcelo Augusto membro da diretoria do projeto pelo ICMC Júnior conta que "a primeira versão do sistema deve ir ao ar no final de junho, e seu término de execução esta previsto para final de 2011."

CONÉCTATE CON NOSOTROS
 

© 2024 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação