aprenda-principios-de-programacao-dentro-de-uma-estacao-espacial Notícias
Gratuita, atividade é destinada a qualquer aluno da educação básica que queira entender e colocar em prática conceitos de programação de forma interativa e imersiva
Data da publicação: 23/11/2020

Se você é um estudante do ensino fundamental ou médio pode participar de uma oficina online de programação oferecida gratuitamente pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Para se inscrever, basta preencher o formulário online disponível neste link icmc.usp.br/e/c69cf e solicitar que um responsável autorize sua participação. A oficina acontecerá em quatro diferentes datas, sempre às 14 horas, basta escolher uma das opções disponíveis: 25, 27 e 28 de novembro ou, ainda, 2 de dezembro. Todos os alunos e alunas que participarem da oficina de programação receberão um certificado.

Durante a oficina, que ocorrerá de forma totalmente online, os estudantes terão uma aula introdutória e, depois, utilizarão um aplicativo para resolver um desafio: programar os movimentos de Mark, robô que é responsável pela estação de treinamento em programação no espaço. Mark é o guia dos estudantes nessa jornada de aprendizado que acontece dentro da estação espacial virtual.

Para levar os estudantes a mergulharem no mundo da estação, o responsável por ministrar a oficina, Gustavo Martins Nunes Avellar, criou um aplicativo educacional em realidade virtual imersiva, especialmente para dispositivos móveis, chamado Estação Espacial em Realidade Virtual para Treinamento em Programação (SSPOT-VR). A programação que o estudante realiza dentro desse mundo virtual é realizada por meio da montagem de cubos que representam comandos de programação.

O aplicativo é um dos resultados da pesquisa de mestrado de Gustavo, que é aluno do Programa Pós-Graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional do ICMC. Orientado pela professora Ellen Francine, ele criou a solução para estimular o ensino e a prática de conceitos de programação. Agora, por meio das oficinas que serão realizadas com os estudantes, o mestrando avaliará o aplicativo e testará se, efetivamente, a solução desenvolvida influencia positivamente o aprendizado.

“Antes do dia da oficina, é muito importante que os estudantes tenham instalado o aplicativo SSPOT-VR no celular. O que vai definir se o aparelho é compatível com o SSPOT-VR é a presença de acelerômetro e giroscópio no celular, dois sensores essenciais para a realidade virtual”, explica Gustavo. Ele preparou um material especial para orientar estudantes e responsáveis a testarem a compatibilidade dos celulares que serão utilizados nas atividades e ajudá-los a instalar o aplicativo: icmc.usp.br/e/642b4.

“Durante a oficina, todos nós estaremos em uma chamada online, em que compartilho a tela do meu computador, vídeo e voz. Os estudantes podem participar dessa chamada por meio de um computador e utilizar o celular só para o SSPOT-VR ou participar da chamada pelo celular e utilizar o mesmo celular para o SSPOT-VR”, conta o mestrando. “Eu recomendo que os estudantes que possuem computador entrem na chamada de vídeo pelo computador e deixem o celular só para o SSPOT-VR”, acrescenta.

No final da oficina, os participantes são convidados a preencher um formulário em que vão expor a opinião sobre o aplicativo de forma anônima. Nesse momento, os estudantes também receberão uma tarefa para ser entregue depois: escrever um algoritmo.

Ministrada por Gustavo, a oficina tem o apoio do Grupo de Alunas de Ciências Exatas (GRACE), que é coordenado pela professora Kalinka Castelo Branco. Para ampliar a participação de estudantes da rede pública estadual na atividade, a professora entrou em contato com a Diretoria de Ensino de São Carlos. No total, 12 coordenadores das escolas da região manifestaram interesse em disponibilizar a oficina aos estudantes.

Texto: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação do ICMC-USP

Oficina gratuita: Estação Espacial em Realidade Virtual para Treinamento em Programação
Quando: escolha uma das quatro diferentes datas – 25, 27 e 28 de novembro ou 2 de dezembro
Horário: sempre às 14 horas
Requisitos: possuir celular compatível com o aplicativo que será utilizado na oficina (SSPOT-VR)
Inscrições até 2 de dezembro: icmc.usp.br/e/c69cf
Autorização de participação (para os responsáveis): icmc.usp.br/e/ceb83
Material com orientações: icmc.usp.br/e/642b4
Demonstração em vídeo do aplicativo funcionando em um celular: https://youtu.be/LXb8WFqUVdw
Dúvidas: escreva para Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.

Contato para esta pauta
Assessoria de Comunicação do ICMC: (16) 3373.9666 (com WhatsApp) ou Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.

CONÉCTATE CON NOSOTROS