imagem-2 Notícias
Interessados ajudarão remotamente com as atividades e devem enviar um e-mail para uma das coordenadoras do projeto até sexta-feira, 5 de março
Data da publicação: 01/03/2021

Quer se tornar monitor ou professor em um curso que ensina idosos a usarem smartphones e tablets? Para se tornar um voluntário e contribuir, remotamente, com as atividades de letramento digital oferecidas pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, basta enviar um e-mail para a professora Kamila Rios Rodrigues (Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.) até sexta-feira, 5 de março. Na mensagem, é preciso informar o interesse em ser voluntário na iniciativa, fornecer nome completo e número de celular (com WhatsApp).

Estudantes de graduação e de pós-graduação de qualquer instituição de ensino e de qualquer área de conhecimento podem participar da iniciativa. A equipe de coordenação do projeto entrará em contato com os interessados para confirmar a participação e informar dia, horário e link das aulas.

Trajetória No primeiro semestre de 2015, o curso Práticas com Tablets e Celulares passou a ser oferecido presencialmente no campus da USP, em São Carlos. Rapidamente, tornou-se uma das atividades de extensão universitária mais procuradas pela comunidade são-carlense.

Mas, em março de 2020, quando a pandemia exigiu que houvesse o distanciamento social, tudo mudou. A professora Kamila Rios Rodrigues, que coordena o curso juntamente com a professora Maria da Graça Pimentel, tinha realizado apenas duas aulas presenciais. “Convidei os idosos para continuarmos o curso a distância, na modalidade avançada. Nessa primeira tentativa, gravávamos a aula no Youtube e os alunos assistiam quando tinham disponibilidade e nos mandavam as atividades que realizavam em casa. Mas não deu certo, rapidamente eles se desmotivaram porque não sentiam que estavam em um ambiente de aprendizado e de trocas sociais”, conta Kamila.

Então, no segundo semestre de 2020, a professora mudou a estratégia: continuou a oferecer o curso apenas na modalidade avançada, só que dessa vez as aulas tinham horário definido para acontecer semanalmente, via Google Meet. Para realizar os exercícios em casa, os idosos continuavam contando com a ajuda dos tutores que, remotamente, acompanhavam de perto o desempenho de cada um. “Aí deu certo. Eles se sentiram, de fato, parte de algo e os laços continuaram a ser formados entre alunos, tutores e professores”, avalia Kamila.

É para contribuir remotamente com a realização dessas atividades na turma de iniciantes que os voluntários estão sendo convocados, a fim de que seja oferecida atenção especial aos participantes do curso, mantendo assim a qualidade. Aos voluntários, serão emitidos certificados de participação na capacitação e nas atividades com os idosos.

Neste primeiro semestre de 2021, serão oferecidas vagas aos idosos em duas turmas online: iniciantes e avançados. A chamada para voluntários é destinada ao curso de iniciantes, em que os idosos terão aulas semanalmente, às quartas-feiras, de 3 de março a 23 de junho, das 19 às 21 horas.

Texto: Assessoria de Comunicação do ICMC/USP

Professora Kamila Rios Rodrigues: Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.

Saiba mais sobre o projeto – Independência e superação: idosos aprimoram habilidades para uso de celular em curso online da USP

CONÉCTATE CON NOSOTROS