default Notícias
Data da publicação: 07/06/2011

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos, promove nesta quarta-feira (8 de junho) as seguintes palestras:

--------------------

Às 13h30, na Sala de Treinamento do 3º andar da Biblioteca "Prof. Achille Bassi"

Seminários de Engenharia de Software
"Teste Estrutural de Integração Contextual de Programas Orientados a Objetos e a Aspectos"

Palestrante: Bruno Barbieri de Pontes Cafeo (ICMC-USP)

Resumo: Paradigmas e técnicas de desenvolvimento como a programação Orientada a Objetos (OO) e a programação Orientada a Aspectos (OA) procuram melhorar os níveis de reuso e manutenibilidade na produção de software. Contudo, devido à introdução de mecanismos que apoiam um maior poder de expressividade e, consequentemente, a possível introdução de novos tipos de defeitos, a utilização de linguagens OO e OA pode se tornar um obstáculo ao invés de um auxílio no desenvolvimento de software. Para lidar com esse problema, será apresentada uma proposta de abordagem de teste estrutural de integração para programas OO e OA implementados em Java e AspectJ. A definição de um modelo de representação baseado no bytecode Java e o tratamento de casos especiais desse modelo serão discutidos. Além disso, serão definidos três critérios de teste específicos para a abordagem. Exemplos de usos utilizando a ferramenta JaBUTi/AJ serão discutidos para explicar particularidades da automatização da abordagem. Por fim, serão apresentados os resultados de um estudo experimental conduzido durante o trabalho.
--------------------

Às 14h no Auditório "Prof. Luiz Antonio Fávaro"

Tutoriais de Computação (Graduação)
"Fusão Automática de Sentenças em Português"

Palestrante: Eloize Seno (UNICEP)

Resumo: Nos últimos anos, há um crescente interesse por aplicações capazes de processar uma coleção de textos sobre um mesmo assunto e produzir um novo texto de saída, quer seja ele um sumário ou uma resposta para uma dada pergunta. Para se produzir textos com qualidade, tais aplicações precisam lidar adequadamente com vários fenômenos, tais como a redundância e a contradição de informações. Nesse contexto, um processo que permita a identificação de informações redundantes em um conjunto de sentenças relacionadas, e gere uma nova sentença a partir da fusão de informações das sentenças de entrada, eliminando as redundâncias e as contradições, é de grande relevância para as aplicações que processam múltiplos textos. A fusão automática de sentenças é um tema de pesquisa relativamente recente e para a língua portuguesa, em particular, não se tem conhecimento de outros trabalhos dessa natureza. Neste seminário será apresentado o primeiro método de fusão sentencial do português, baseado em uma abordagem simbólica e independente de domínio. Esse método contempla tanto a geração de sentenças que preservam apenas as informações mais importantes das sentenças de entrada, como a geração de sentenças que expressam todas as informações, ao mesmo tempo em que elimina as redundâncias e contradições.
--------------------

Às 18h no Auditório "Prof. Luiz Antonio Fávaro"

Tutoriais de Informática (Graduação)
"Gestão de Processos de Negócio: alinhando tecnologia, pessoas, processos e estratégia"

Palestrante: João P. de Albuquerque (ICMC-USP)

Resumo: A abordagem de Gestão de Processos de Negócios (BPM) vem ganhando popularidade e aceitação entre as organizações, pois permite combinar os recursos da Tecnologia da Informação (TI) à gestão processual, no intuito de otimizar e estruturar o fluxo de trabalho e obter maior flexibilidade nas operações. Nesta palestra oferecerei uma visão geral sobre os fundamentos de BPM e suas principais etapas - as quais abrangem desde a descoberta dos processos até a sua avaliação - com enfoque na fase de modelagem de processos em notação BPMN e na utilização conjunta com arquiteturas orientadas a serviço (SOA), no intuito de obter flexibilidade e alinhamento estratégico entre negócio e TI, sincronizando os esforços e recursos de TI com os principais objetivos estratégicos de uma organização. Será oferecida uma visão combinada de aspectos gerenciais/sociais e aspectos tecnológicos, de modo que se possa tanto perceber as implicações organizacionais da abordagem quanto destacar os desafios e oportunidades de pesquisa científica na área.

Informações:
Seção de Eventos do ICMC