usp-debate-estrategia-brasileira-de-inteligencia-artificial-em-mesa-redonda-online-01 Notícias
Promovido pelo Centro de Inteligência Artificial (C4AI), evento acontecerá na próxima sexta-feira, 7 de maio, a partir das 11 horas
Data da publicação: 04/05/2021

 

Você conhece a Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial (EBIA)? Recém-publicada por meio da portaria 4.617 do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), a Estratégia tem o papel de nortear o desenvolvimento de ações, em suas várias vertentes, para estimular a pesquisa, a inovação e o desenvolvimento de soluções em inteligência artificial, com foco no seu uso consciente, ético e em prol de um futuro melhor.

Para discutir os principais tópicos presentes nessa Estratégia, o Centro de Inteligência Artificial (C4AI) promoverá uma mesa redonda na próxima sexta-feira, 7 de maio, a partir das 11 horas. Gratuito e aberto a todos os interessados, o evento online será transmitido pelo canal do Centro no Youtube.

O debate contará com a participação de quatro convidados: Paulo César Rezende de Carvalho Alvim, secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTI; Fabio Rua, diretor de Relações Governamentais da IBM América Latina; Glauco Arbix, professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e coordenador de Impacto e de Humanidades do C4AI; e André Carvalho, vice-diretor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

A moderação da mesa redonda será realizada pelo professor Fabio Cozman, da Escola Politécnica da USP, que é diretor do C4AI, um Centro de Pesquisa em Engenharia constituído pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e pela IBM, com sede no Centro de Inovação da USP (Inova USP).

Segundo um dos organizadores do evento, Fernando Osório, professor do ICMC e coordenador de Difusão do C4AI, a mesa redonda é uma oportunidade para debater um tema bastante polêmico e atual, já que muitos especialistas da área receberam com certa preocupação e insatisfação a publicação da estratégia brasileira de inteligência artificial.

Em um episódio de seu podcast na rádio CBN São Carlos, Osório explica em detalhes em que consiste o documento e quais suas principais limitações (clique e ouça). “O documento, com cerca de 30 páginas, apresenta um levantamento do panorama geral da inteligência artificial, com diagnóstico sobre seus impactos no mundo e no Brasil, apontando seus problemas e desafios. É mais uma síntese de questões em aberto, encaminhadas em consulta pública para a produção do próprio documento, do que um material que traz estratégias concretas de ação”, pondera Osório.

Segundo o professor, apesar do documento afirmar que a área de inteligência artificial é prioritária para nosso país, faltam respostas para perguntas como: que políticas de governo são necessárias para que sejam dados incentivos e criados mecanismos em prol do fortalecimento da pesquisa e do desenvolvimento de inovações? Quais investimentos devem ser priorizados para alcançarmos esses objetos? As respostas para essas e outras questões prometem surgir durante a mesa redonda.

 

 Texto: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação do ICMC/USP

 

Mesa redonda do C4AI: Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial

Quando: sexta-feira, 7 de maio, a partir das 11 horas

Onde: canal do C4AI no Youtube

Site do Centro: https://c4ai.inova.usp.br

Saiba mais sobre a portaria que criou a BIA: www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/transformacaodigital/inteligencia-artificial

Ouça o podcast da Rádio CBN São Carlos: Saiba o que é a política de “Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial”

 

Contato para esta pauta

Assessoria de Comunicação do ICMC: (16) 3373.9666 (com WhatsApp) ou Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.

CONÉCTATE CON NOSOTROS
 

© 2024 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação