oportunidades-de-pos-doc-publicacao Notícias
Data da publicação: 06/08/2021

Centro de Inteligência Artificial oferece duas oportunidades de pós doutorado

Agência FAPESP – O Centro de Inteligência Artificial (C4AI) recebe, até 15 de agosto de 2021, inscrições para duas bolsas de pós-doutorado.

O C4AI é um Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE) constituído pela FAPESP e IBM no Centro de Inovação da Universidade de São Paulo (USP).

Uma das oportunidades é para o desenvolvimento de pesquisas em uma de duas áreas: “Inteligência Artificial e Ética” ou “Inteligência Artificial e o Futuro do Trabalho”. As atividades do bolsista incluem interagir com alunos de graduação, no campo das humanidades, ministrar um curso por ano no centro e contribuir para uma comunidade de ética interdisciplinar em todo o campus.

As atividades do bolsista começam em setembro de 2021. Devido às restrições de mobilidade impostas pela pandemia, o pós-doutorando não será obrigado a se mudar para São Paulo. O selecionado receberá bolsa no valor de R$ 7.373,10.

Os candidatos devem ter doutorado em sociologia, ciência política, filosofia, direito ou áreas afins. Além disso, deverão fazer uma proposta de pesquisa com no máximo duas páginas sobre tópicos como: “Algorithms and bias: ethical and political issues”, “Responsibility and Artificial Intelligence algorithms”, “Decision-making based on AI data and discrimination”, “Artificial Intelligence and the Future of Work” e “Unemployment and Artificial Intelligence: political policy and legal regulation”.

Os interessados devem enviar a proposta de pesquisa, currículo, carta de interesse, publicações científicas, duas cartas de recomendação e certificado de inglês para o e-mail do professor Fernando Osório (Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.).

O resultado da seleção será anunciado no dia 30 de agosto de 2021.

A segunda oportunidade é na área de Physics-Informed Machine Learning (PIML) aplicado ao meio ambiente. O pós-doutorando participará de pesquisa que investigará diferentes arquiteturas PIML para prever a ocorrência de eventos extremos de maré e ressacas no litoral de Santos.

A bolsa é voltada a cientistas que tenham obtido o título de doutor há menos de sete anos, no país ou no exterior, com destacado desempenho, para contribuir nas pesquisas, no desenvolvimento de sistemas, nas análises, no auxílio de orientação de alunos, na escrita e publicação de artigos em conferências e periódicos de impacto. É desejável boa formação em aprendizado de máquina e dinâmica dos fluidos.

Para essa posição, os candidatos devem enviar, em um único arquivo PDF, carta de interesse e currículo completo atualizado ao e-mail Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo., com o assunto “Bolsa PD do KEML em PIML”. O valor da bolsa é o mesmo da primeira oportunidade.

Acesse aqui a reportagem original da Agência FAPESP. A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter deve ser atribuído.

Assessoria de Comunicação do ICMC: (16) 3373.9666

CONÉCTATE CON NOSOTROS