ihc2021 Notícias
Simpósio reúne anualmente pesquisadores e profissionais de diversas áreas interessados em novas tecnologias que solucionem problemas do cotidiano
Data da publicação: 19/08/2021

 

Cientistas, professores, profissionais da indústria e estudantes em geral já podem se inscrever para participar do 20º Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC 2021), que ocorrerá de 18 a 22 de outubro, de forma remota. Realizado anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), o evento tem como objetivo divulgar os recentes avanços científicos da área de interação humano-computador que possam resultar em soluções inovadoras para sanar problemas do cotidiano. As inscrições podem ser feitas até a data do Simpósio no site do evento: http://ihc.sbc.org.br/inscricoes/.

Em 2021, o evento é organizado pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, e pela Universidade Federal do Ceará (UFC). O tema escolhido para a edição deste ano do Simpósio foi Interação do Caburaí ao Chuí, buscando fomentar o relacionamento entre a comunidade do evento, comprometido por conta do distanciamento geográfico, e evidenciar a pesquisa na área de interação humano-computador realizada em todo o país. A ideia é mostrar a diversidade nos estudos em virtude das diferentes culturas espalhadas pelo Brasil e das características de cada região.

Além de debater sobre as mais atuais tecnologias desenvolvidas para o segmento, o Simpósio também se preocupa em promover discussões acerca da responsabilidade ética e moral dos envolvidos no design das novas soluções, sobre a formação profissional em computação, tecnologia da informação e comunicação, bem como a respeito da sociedade que queremos para o futuro, mediada por tecnologias projetadas pelo próprio ser humano. Com a integração de participantes de diferentes ramos e perfis, o Simpósio tem proporcionado em suas últimas edições um ambiente propício para o surgimento de novas parcerias, projetos e contatos profissionais. A programação parcial deste ano já pode ser acessada no site do evento.

Sobre o evento – O Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC) é o principal evento científico da área de Interação Humano-Computador do Brasil. A iniciativa tem sido bem-sucedida na missão de divulgar resultados de pesquisa, atraindo cientistas, professores, estudantes e profissionais da indústria envolvidos no ramo.

A primeira edição do evento ocorreu na cidade de Maringá (PR), em 1998, quando ainda era um workshop do Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software. Em 2000, o encontro ganhou autonomia e passou a integrar a série de simpósios da Sociedade Brasileira de Computação. Detalhes sobre as edições anteriores podem ser encontrados na página da Comissão Especial de Interação Humano-Computador (CEIHC) da SBC.

O evento deste ano também faz parte do calendário comemorativo dos 50 anos do ICMC, que conta com patrocínio exclusivo do Santander.

 

 

Texto: Henrique Fontes – Assessoria de Comunicação do ICMC-USP

 

 

Mais informações
E-mail: Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.
Site do Simpósio: http://ihc.sbc.org.br/
Inscrições: http://ihc.sbc.org.br/inscricoes/
Instagram: https://www.instagram.com/ihc2021online/
Facebook: https://www.facebook.com/ihc2021/
Twitter: https://twitter.com/ihc2021online

CONÉCTATE CON NOSOTROS
 

© 2024 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação