destaque-portal Notícias
Com patrocínio exclusivo do Santander Brasil, mesa-redonda debaterá a evolução das pesquisas na área, que é um dos ramos da inteligência artificial; iniciativa faz parte do calendário comemorativo dos 50 anos do ICMC
Data da publicação: 27/08/2021

 

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, realiza, no próximo dia 1º de setembro, às 14 horas, uma mesa-redonda para abordar como a área de processamento de linguagem natural, braço da inteligência artificial, evoluiu no país. O evento, que é aberto a todos os interessados e será transmitido ao vivo pelo canal ICMC TV no Youtube, marca o início do curso Python para Processamento de Linguagem Natural, que será oferecido pelo Instituto durante o próximo mês e já está com inscrições encerradas.

O objetivo do bate-papo, batizado de O passado e o futuro do Processamento de Linguagem Natural no Brasil, é debater, entre outros aspectos, como a área surgiu no país e, especialmente, no ICMC, instituição considerada uma das pioneiras no ramo e um dos principais polos de pesquisas na área; como era trabalhar no segmento nos anos 1990, década de seu surgimento; o que mudou ao longo dos anos; os novos desafios a serem enfrentados; como a internet transformou a atuação de cientistas na área, etc.

Pelo ICMC, participarão da mesa-redonda as professoras sênior Maria das Graças Volpe Nunes e Sandra Maria Aluísio, além dos doutorandos Roney Santos e Rogério Sousa, que desenvolvem estudos relacionados a tópicos relativamente recentes de pesquisa, tais como a detecção de fake news e a análise de sentimentos, e trarão um olhar complementar aos depoimentos das pesquisadoras. O bate-papo, que não requer inscrição prévia, também contará com a presença de José Alexandre Minato Garcia, superintendente de Data & Advanced Analytics do Santander, e com a mediação do professor Thiago Pardo, do ICMC.

A mesa-redonda O passado e o futuro do Processamento de Linguagem Natural no Brasil faz parte do calendário comemorativo dos 50 anos do ICMC, que conta com patrocínio exclusivo do Santander. O evento não oferecerá certificado de participação.

Diferentemente da mesa-redonda, o curso Python para Processamento de Linguagem Natural demandava que os interessados em participar da iniciativa realizassem inscrições, as quais se encerraram no dia 20 de agosto. Devido à intensa procura, os professores optaram por deixar o acesso ao curso público, disponível para quem tem interesse no tema, mas não conseguiu se inscrever. A transmissão das aulas será feita pelo Youtube do ICMC em tv.icmc.usp.br e todas ficarão disponíveis para acesso posterior. Vale destacar, porém, que apenas quem conseguiu se inscrever poderá obter certificado de participação, conforme detalhes a serem enviados pelo e-mail cadastrado no momento da inscrição.

 

Texto: Assessoria de Comunicação do ICMC-USP

 

Mesa-redonda O passado e o futuro do Processamento de Linguagem Natural no Brasil
Quando: quarta-feira, 1º de setembro, às 14 horas

Onde: no canal ICMC TV no Youtube (https://youtu.be/CS5wYHJfI_0)
Quem pode participar: qualquer pessoa interessada, não sendo necessário realizar inscrições prévias
Contato: Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo. ou (16) 3373.9666 (WhatsApp)

 

Marra ComunicaçãoAssessoria de Imprensa Santander
Vinícius Oliveira: Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo. – 11 95946-2063

Paulo Marra: Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo. – 11 99255-3149
Redação: Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo. – 11 3258-4780

CONÉCTATE CON NOSOTROS
 

© 2024 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação