default Notícias
Data da publicação: 11/08/2011

A Coordenadoria do Campus de São Carlos (CCSC), através do Programa USP Recicla e em parceria com o Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, está desenvolvendo o projeto Mobilidade Sustentável no campus USP de São Carlos que visa proporcionar espaços de reflexão, busca de alternativas e a promoção de ações na área de transporte sustentável no campus.

Assim, a comunidade universitária do campus está convidada a dar sua opinião sobre o tema, respondendo o questionário sobre mobilidade cujo link encontra-se a seguir, fornecendo dados que subsidiarão o projeto e sem dúvida ajudarão em futuras ações.

O questionário tem duração de cerca de 5 minutos e para acessá-lo clique aqui

Informações sobre o projeto:

O projeto tem como objetivo proporcionar espaços de reflexão, busca de alternativas e a promoção de ações na área de transporte sustentável no Campus da USP-São Carlos. Para tanto, foram promovidas atividades educativas como a “I Oficina de Condução Segura no Trânsito e Mecânica Básica para Bicicletas” realizada pelo Jesus Aragón (estudante de intercâmbio da Universidade Autônoma de Madri) e o “I Pedala USP: passeio ciclístico da comunidade USP e de São Carlos”.

Adicionalmente, promoveu-se a formação dos bolsistas envolvidos, coleta de dados a respeito da mobilidade nos campi da USP-São Carlos e confecção de materiais para divulgação da causa (cartazes, panfleto em PDF, camisetas, adesivos, entre outros). Em conjunto com essas atividades, foi feita uma aproximação com diversos grupos de ciclistas e pessoas que trabalham no ramo da Mobilidade Sustentável para que seja possível realizar um intercâmbio de experiências e informações de qualidade para a comunidade da USP através de palestras, oficinas, discussões, passeios ciclísticos, entre outros.

A infraestrutura básica para ciclistas também é outro foco importante desse projeto. Foi feita a análise da estrutura e da localização de todos os para-ciclos do Campus 1 da USP e a identificação dos locais que possuem maior demanda de ciclistas para que a Coordenadoria do Campus possa ordenar a instalação dos novos para-ciclos do tipo Sheffield em locais corretos.

Projeto: Promoção de cultura da mobilidade sustentável no campus de São Carlos
Responsáveis: Prof. Tit. Artur de Jesus Motheo/ CCSC e IQSC

Dra. Patrícia Cristina Silva Leme - USP Recicla
Apoio: Programa Aprender com Cultura e Extensão / PRECEU - Instituto de Química de São Carlos