robotica900 Notícias
Estudantes de graduação da USP podem atuar em projeto voltado para educação e competições; interessados podem se inscrever até 11 de abril enviando e-mail para a professora responsável pela iniciativa
Data da publicação: 08/04/2022

 

Se você é estudante da USP, em São Carlos, e está cursando Ciências de Computação, Sistemas de Informação, Matemática Aplicada e Computação Científica ou qualquer outra graduação na área de engenharia e computação, pode se candidatar a bolsas de iniciação científica oferecidas pelo projeto de pesquisa Robótica Social para educação e competições, que contempla 2 subprojetos:  Integrando formações em Computação e Ensino de Matemática e ciências através da Robótica e Sistema de Controle para Robôs Móveis

Os estudantes selecionados receberão uma bolsa no valor mensal de R$ 400,00 durante um período de 8 meses. Como pré-requisito, é preciso ter interesse em aprender e contribuir para o desenvolvimento de novas metodologias para o ensino de robótica, além de conhecimento e experiência na área de robótica, mais especificamente em montar e programar kits robóticos tais como Lego Mindstorm, Kit PeTE e/ou Arduino. 

Coordenado pela professora Roseli Romero, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, o projeto está sendo apoiado pela CCEX-ICMC-USP por meio do Edital CCEx/ICMC/USP nº 001/2022 e  pela Pró-Reitoria de Graduação da USP. A iniciativa visa apoiar projetos já existentes ou novas propostas que tenham como objetivo promover novas competências nos alunos de graduação e desenvolver a prática profissional em conexão direta com a sociedade. 

Os interessados em participar da seleção devem preencher, até dia 14 de abril, o formulário disponível neste link: icmc.usp.br/e/c1c80. Haverá uma pré-seleção, com base nas informações fornecidas pelos estudantes e os selecionados receberão um comunicado, via e-mail, para comparecer a uma entrevista com a professora.

Quem for selecionado contribuirá para que os objetivos educacionais do projeto sejam alcançados, tais como: permitir que crianças tenham um primeiro contato com a robótica, auxiliando na obtenção de novos conceitos; possibilitar que crianças e adolescentes em situação socioeconômica mais desfavorável possam ter contato com a robótica, aprender e participar de competições como a Olimpíada Brasileira de Robótica e auxiliar para professores da rede pública a montar e programar robôs, de forma a aplicar essa tecnologia em sala de aula. 

Texto: Assessoria de Comunicação do ICMC/USP  

Mais informações
Inscreva-se neste link: icmc.usp.br/e/15f6a
E-mail: Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.

CONÉCTATE CON NOSOTROS
 

© 2022 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação