imagem-1 Notícias
A iniciativa reconhece a melhor tese de doutorado defendida no Brasil no ano anterior e concede R$ 3 mil ao vencedor
Data da publicação: 13/04/2022

O Prêmio Gutierrez foi criado para homenagear o pesquisador peruano Carlos Teobaldo Gutierrez Vidalon (1944-2008).

Estão abertas, até 13 de maio, as inscrições para o Prêmio Professor Carlos Teobaldo Gutierrez Vidalon 2022. A iniciativa reconhece a melhor tese de doutorado na área de matemática defendida no Brasil no ano anterior, considerando os quesitos originalidade e qualidade. A premiação concede R$ 3 mil ao vencedor e é organizada pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Para se inscrever, o autor ou orientador do trabalho deve preencher o formulário disponível neste link: icmc.usp.br/e/d2b3f. O edital completo pode ser obtido no link Edital 2022

A cerimônia de premiação será realizada no dia 26 de setembro de 2022, às 14 horas, no auditório Fernão Stella Rodrigues Germano do ICMC.

Leonardo concluiu o doutorado em 2020 no IME da USP, com o apoio da Fapesp. (Foto: arquivo pessoal)

Última edição – O vencedor da edição de 2021 do Prêmio Gutierrez foi Leonardo Francisco Cavenaghi, que concluiu, em 2015, o Bacharelado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e o mestrado, em 2018, na mesma instituição. Além disso, Leonardo realizou estágio de pós-doutorado em matemática na UFPB sob a supervisão do Prof. João Marcos do Ó e na University of Fribourg (Switzerland) sob supervisão do Prof. Anand Dessai. Atualmente é pós-doutorando em matemática no IMECC-Unicamp, sob supervisão do Prof. Lino Grama. Seu trabalho é majoritariamente focado em geometria riemanniana e equações diferenciais parciais com simetrias, buscando aplicações em geometria, dinâmica e física em variedades exóticas.

A tese que lhe deu o prêmio, intitulada Deformações Métricas e Aplicações, foi realizada no Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP. Sob orientação do professor Llohann Dallagnol Sperança, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o trabalho foi finalizado em 2020 e contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Sobre Carlos Gutierrez – O Prêmio Gutierrez foi criado para homenagear o pesquisador peruano Carlos Teobaldo Gutierrez Vidalon (1944-2008), que chegou ao Brasil em 1969 para estudar no IMPA, onde se titulou mestre e doutor em matemática. Nessa instituição, na qual trabalhou até 1999, começou como professor assistente e chegou à posição de titular.

Durante esse período, visitou vários importantes centros em matemática como a University of California, em Berkeley, e o California Institute of Technology. Após deixar o IMPA, Gutierrez atuou como professor titular no ICMC, contribuindo com a fundação e organização do grupo de pesquisa em sistemas dinâmicos. Em sua carreira, publicou mais de 70 artigos, orientou sete alunos de doutorado e 20 de mestrado.

Veja neste link a matéria da SBM sobre esta Edição do Prêmio

Texto: Assessoria de Comunicação do ICMC-USP