default Notícias
Data da publicação: 26/08/2011

Além de ministrar Aula Magna, o Prof. Carlos Henrique de Brito Cruz participou da cerimônia de premiação dos melhores alunos formados no ICMC em 2010


Por: Suzana Xavier / Rodrigo Peronti


Prof. Brito Cruz (foto: Paulo Cesar Oliveira)

Como parte do início das comemorações dos 40 anos do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC,) da USP em São Carlos, aconteceu nesta quarta-feira, dia 24 de agosto, a Aula Magna Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento. O evento aconteceu no novo auditório do Bloco ICMC-6 e contou com a presença de alunos, professores e funcionários do Instituto, além dos demais interessados que lotaram os 200 lugares disponíveis. 

A aula foi ministrada pelo Prof. Dr. Carlos Henrique de Brito Cruz, Diretor Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (FAPESP). O professor deu uma visão da evolução do conhecimento, abordando a questão de ideias e inovação e o decorrente impacto social, organizacional e econômico nas relações humanas e das sociedades, ilustrando com três descobertas básicas: energia nuclear, transistor e o DNA. 

Fonte: Apresentação "Ciência, Tecnologia e Desenolvimento"

Mostrou ainda o impacto do conhecimento como variável nos modelos de sistemas econômicos, inclusive o do economista Robert Merton Solow, que recebeu o Prêmio Nobel. “É comum basear a economia em algo que terá um fim, como petróleo e o ouro, por exemplo. É diferente no caso das ideias. Investir em ideias é investir em algo que não irá acabar, é investir no conhecimento” ressaltou Brito Cruz. 

Discutiu com muita propriedade como o conhecimento e as metodologias subjacentes impactaram a qualidade de vida e o acúmulo de riquezas per capita a partir do século XIX. Foram abordados aspectos relevantes da pesquisa no Brasil, como produção científica em comparação com o panorama internacional, resultados conquistados até o momento e desafios a serem superados. 

Brito Cruz citou a situação de destaque do Estado de São Paulo, que tem a segunda maior produção científica da América Latina, ficando atrás apenas do próprio Brasil. Para ele, um país que baseia sua economia na pesquisa só tende a crescer. “São Paulo ainda tem muito a oferecer, e a FAPESP vem trabalhando para melhorar as condições de pesquisa no Estado, contribuindo com apoio aos pesquisadores e às Instituições que se destacam nesse quesito, como é o caso do ICMC, que há 40 anos forma profissionais competentes, aptos a contribuírem com a produção científica do país”, afirmou o professor. 

Entre os programas de incentivo ao desenvolvimento científico e tecnológico nacionais, o diretor destacou os Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs), iniciativa do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), Fundações e Entidades de Amparo à Pesquisa (FAPs) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A FAPESP é hoje o segundo maior financiador dos INCTs no país. De acordo com Brito Cruz, a FAPESP gostou da oportunidade de participar do programa e acredita ser importante que FAPs de outros estados tenham uma ação mais efetiva em ações conjuntas. 

O ICMC sedia e coordena o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Sistemas Embarcados Críticos (INCT-SEC), que tem o Prof. Dr. José Carlos Maldonado como responsável. Para o diretor científico da FAPESP, o INCT-SEC, iniciado em 2009, foi “bem avaliado e tem grande expectativa de bons resultados”. 

Em relação aos programas de inovação no Brasil, o diretor enfatiza que é “preciso ter em mente que, em qualquer lugar do mundo, a inovação é algo feito pelas empresas e não pelas universidades; algumas vezes universidades fazem inovação, mas é pouco. Então, as empresas tendo pesquisadores em seus quadros serão capazes de criar inovação”. Neste sentido, os INCTs têm um papel importante, pois o estreitamento do relacionamento academia e indústria e a transferência tecnológica são algumas de suas prioridades. 

Entre os desafios da ciência e inovação no cenário nacional, Brito Cruz destacou questões como a quantidade de pesquisadores nos ambientes acadêmicos e empresariais, a ousadia do esforço empresarial, a necessidade de maior apoio institucional e de investimentos federais. 


Premiação dos melhores alunos formados em 2010 pelo ICMC 

Além da Aula Magna, o novo auditório do Bloco ICMC-6 também foi palco da premiação dos melhores alunos de graduação formados pelo Instituto em 2010. Os homenageados receberam certificado de mérito em reconhecimento do esforço aplicado nos estudos. O curso de Bacharelado em Estatística não teve aluno premiado, pois ainda não existe turma formada. Confira a lista dos premiados: 
  • Bruno Fernandes Dourado Santos - Bacharelado em Matemática 
  • Michele Carrara de Rezende e Andréa Cristina Pedro Miranda - Licenciatura em Matemática 
  • Lucas Vendramin - Bacharelado em Ciências da Computação 
  • Bao Yqi - Bacharelado em Matemática Aplicada e Computação Científica 
  • Leonardo Bitencourt - Bacharelado em Informática 
  • Renato Dias Palombo - Licenciatura em Ciências Exatas 
  • Lucas Dalmedico Gessoni - Engenharia de Computação 
Alunos premiados (foto: Adriano Paterlini)

A Diretoria do ICMC parabeniza aos alunos pelo esforço e dedicação durante os estudos, e deseja a todos uma brilhante carreira. 

Mais informações sobre as comemorações dos 40 anos do ICMC podem ser obtidas em www.icmc.usp.br/40anos.

CONÉCTATE CON NOSOTROS
 

© 2024 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação