default Notícias
Data da publicação: 29/08/2011

O ICMC promoverá nesta quarta-feira (31 de agosto) os seguintes eventos:

Investigação de ciclos limites em sistemas polinomiais planares

Palestrante: Alex Carlucci Rezende (ICMC-USP)

Local: Sala 3-010

Resumo: Neste seminário faremos uma breve introdução ao "XVI problema de Hilbert". Apresentaremos uma versão desse problema conhecida como "a versão fraca do XVI problema de Hilbert", que, em suma, consiste em investigar o número máximo de ciclos limites que bifurcam de centros em sistemas polinomiais planares. Além disso, exporemos duas das técnicas mais utilizadas nessa investigação: o método das integrais abelianas e o método do *averaging*.
---------------------

Dinâmica não-linear e física-estatística do DNA

Palestrante: Cynthia Ferreira (ICMC-USP)

Horário: 13h30
Local: Sala 4-003

Resumo: Devido ao desenvolvimento de técnicas de manipulação em escalas de comprimento bem pequenas, tornou-se possível o estudo do comportamento de sistemas tais como as moléculas do DNA quando são submetidas à uma força externa. Tais experimentos de não-equilíbrio podem fornecer informações do sistema em equilíbrio, como por exemplo, a energia livre. Esta informação pode ser obtida através da Igualdade de Jarzynski (equação em mecânica estatística de não-equilíbrio) que relaciona as diferenças de energia livre entre dois estados de equilíbrio à processos de não-equilíbrio. Neste contexto, apresentaremos, também, o modelo de Peyrard-Bishop que descreve a dinâmica dos pares de bases do DNA e que possui soluções periódicas no tempo e localizadas no espaço, chamadas breathers, as quais correspondem qualitativamente ao DNA breathing.

Desenvolvimento de Software Orientado a Aspectos

Palestrante: Valter Vieira de Camargo (UFSCar)

Local: Sala 4-005

Resumo: O Desenvolvimento de Software Orientado a Aspectos (DSOA) é um paradigma de desenvolvimento baseado nos conceitos da Programação Orientada a Aspectos (POA). A POA propõe um novo tipo de abstração - denominado aspecto - e novos mecanismos de composição que permitem a descrição modular e a composição de interesses que geralmente se encontram espalhados e misturados em vários pontos de um sistema de software orientado a objetos. A importância de DSOA no contexto da Engenharia de Software tem se mostrado evidente tanto no âmbito nacional quanto internacional. Nos últimos anos pode-se observar que: (i) o tema tem sido cada vez mais abordado em conferências nacionais e internacionais; (ii) uma conferência internacional dedicada ao tema foi proposta; (iii) a bibliografia disponível na área vem crescendo; e (iv) existe um interesse crescente tanto de pesquisadores quanto da indústria de software em tópicos relacionados ao DSOA.
---------------------

Usando Veículos Aéreos não Tripulados e Redes de Sensores sem Fio para Aplicações de Agricultura

Palestrante: Fausto Guzzo (ICMC-USP)

Local: Sala 4-003

Resumo: A aplicação de defensivos químicos em áreas agrícolas é de primordial importância no rendimento de lavouras. O uso de aeronaves é cada vez mais comum em tal tarefa principalmente pelo fato de aumentar a agilidade na operação. Entretanto, alguns fatores podem acarretar perdas no rendimento da produção (e.g áreas não cobertas pela aplicação dos defensivos) ou mesmo prejuízo aos produtores (e.g aplicação sobreposta dos defensivos, multas por aplicação de defensivos na borda exterior da lavoura). Ca- racterísticas climáticas, como intensidade e orientação do vento durante a aplicação adi- cionam ainda mais dificuldade neste controle. Esta palestra falará de uma arquitetura baseada em veículos aéreos não tripulados (VANT) com o objetivo de implementar um laço de controle para aplicações agrícolas onde VANTs são responsáveis pela aplicação de defensivos químicos em lavouras. O processo da aplicação dos defensivos é contro- lado com base no feedback de uma rede de sensores sem fio posicionados no terreno da lavoura. Um aspecto importante considerado é de que o controle deva ser robusto para suportar espaços de tempo extremamente curtos no laço de controle. A informação re- cuperada dos sensores permite que os VANTs apliquem os defensivos apenas nas áreas delimitadas, considerando mudanças na orientação e intensidade do vento. Este projeto corresponde a continuação do projeto do professor da Universidade de São Paulo Jó Ueyama (FAPESP 2008/05346-4) e em consórcio com o projeto do professor e diretor do Instituto de Ciências Computacionais na Faculdade de Berna - Suíça, Torsten Braun (FAPESP 2010/11252-2).
-------------------

Informações: