default Notícias
Data da publicação: 31/08/2011

Prof. Dr. Luiz Augusto C. Ladeira
Foi realizada no último dia 25 de agosto a palestra A Matemática e a Matemática Aplicada nos 40 Anos do ICMC, com o Prof. Dr. Luiz Augusto da Costa Ladeira. A palestra aconteceu no novo auditório do Bloco ICMC-6 e fez parte das comemorações dos 40 anos do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP em São Carlos.

Ladeira, que aposentou-se pelo Departamento de Matemática Aplicada e Estatística em 2010, contou um pouco da história do ICMC, relatando acontecimentos e conquistas marcantes e expondo diversas fotos no Instituto, desde quando era apenas o Departamento de Matemática da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) em 1953, até os dias atuais, se transformando em um centro de estudos e desenvolvimento tecnológico que abriga oito cursos e milhares de alunos, tanto na graduação como na pós-graduação.

Construção do prédio do CDCC, em 1922
Durante a palestra, Ladeira relembrou a época quando as aulas eram ministradas no prédio que hoje abriga o Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP (CDCC), na rua Nove de Julho. Recordou também os responsáveis pela existência do ICMC, como o Prof. Achille Bassi, que tem seu nome na Biblioteca do Instituto, e quem também foi o responsável pelo famoso Teorema da Gaveta, representado em uma pintura na parede do Bloco ICMC-1, isso tudo dentre várias outras lembranças.

Para os estudantes que assistiram a palestra bem-humorada, foi um momento de aprender e de fazer parte da história do ICMC, conhecendo detalhes curiosos dos seus 40 anos de existência. Para os professores e funcionários, foi uma oportunidade de relembrar um pouco do passado e de ter orgulho em fazer parte do processo de evolução do Instituto.

Para saber mais sobre as comemorações dos 40 anos do ICMC, acesse: www.icmc.usp.br/40anos

Encerramento do 14º SiM para a graduação

Também na quinta-feira (25), aconteceu o encerramento das atividades do 14º Simpósio de Matemática (SiM) do ICMC, após a palestra proferida pelo Prof. Ladeira. Para marcar o encerramento do SiM 2011, foram premiados os alunos que se destacaram nos cursos de Bacharelado em Matemática, Licenciatura em Matemática, Bacharelado em Matemática Aplicada e Computação Científica e Bacharelado em Estatística. Os alunos premiados foram:

- Alexandre Henrique Soares
- Clodoaldo Tsuyoshi Pereira de Araujo