default Notícias
Data da publicação: 19/09/2011

Integrantes do ICMC e de outras Unidades da USP estiveram em Bodoquena-MS, promovendo cursos de capacitação em informática e oficinas de artesanato

Por: Davi Marques Pastrelo

A cidade de Bodoquena, no Mato Grosso do Sul, recebeu no último mês de julho uma equipe da USP de São Carlos, para participação no Projeto Rondon - Operação Arara Azul 2011. O município localiza-se a 253 km da capital Campo Grande, no entorno do Parque Nacional da Serra da Bodoquena. Possui uma área de 2507,33 km² e uma área urbana de 9,63 km², divididos em uma área central, onze bairros e três assentamentos que abrigam uma população de 7.986 habitantes de acordo com o censo de 2010.

A equipe de oito alunos de vários cursos da USP de São Carlos, coordenada pela Profa. Dra. Sandra Maria Aluísio, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), e pelo Prof. Dr. Mateus Gerolamo, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), partiu no dia 15 de julho em uma van para a Base Aérea de São Paulo (BASP), ao lado do aeroporto de Cumbica.

“Dormimos na base e no dia seguinte (16/7) fomos em um avião C-99 para Corumbá-MS, onde fomos recebidos pelo 17º Batalhão de Fronteira do Exército. No domingo, dia 17, fomos de ônibus para Bodoquena, onde ficamos alojados em uma escola da cidade até dia 29, quando voltamos para o encerramento da operação em Corumbá” disse a professora Sandra.

O ICMC no participou do projeto através da área de computação. Foram ministrados cursos de informática para professores, alunos e servidores, como os de capacitação em hardware e sistema operacional, além da criação do blog Bodoquena é linda!

A ideia do blog surgiu como uma somatória de esforços da Secretaria de Turismo da cidade para divulgar os pontos turísticos da cidade e diferenciá-los da cidade vizinha Bonito, ambas na Serra da Bodoquena. Os alunos visitaram e fotografaram a região e escreveram relatos para inserir no blog.

O curso de computação para professores visou incentivar a leitura via jogos, e foi oferecido por alunas da Educação da USP Ribeirão e pelo aluno da Computação do ICMC-USP. O curso usou o sistema operacional Linux Educacional e os programas TuxType e o Khangman para capacitar professores a usarem jogos para ensino de leitura e outras habilidades.

“O ICMC ofereceu quatro oficinas de Linux Educacional para professores e duas para as crianças da cidade. Outros cursos foram: capacitação em hardware e Windows Server 2000 para técnicos, Word 2003, OpenProj, planilhas e segurança na web para servidores da prefeitura, destaca Sandra”.

Além desses treinamentos e oficinas, a funcionária Marília Marino, da Seção de Eventos do ICMC e que dá apoio à Comissão de Cultura e Extensão, realizou um curso de capacitação para a confecção de sacolas ecológicas para três rondonistas da equipe. Dentre as 55 ações realizadas pela equipe do ICMC, esse curso foi um sucesso, pois foi dado para mulheres da cidade e também para indígenas da aldeia kadiwéu, para que pudessem ter renda extra, além de incentivar o cuidado com o meio ambiente.

Sandra explica que a equipe do Projeto Rondon é formada por oito ou nove alunos e um ou dois coordenadores, totalizando sempre 10 pessoas. “O interessante é que em uma cidade encontram-se duas equipes que na maioria das vezes são de cidades diferentes, no caso eu coordenei a Equipe B, que se envolveu com a parte de comunicação, trabalho, meio ambiente, tecnologia e produção. Por coincidência em Bodoquena encontraram-se duas equipes da USP", finaliza.

“A escolha dos melhores projetos foi feita pelo Ministério da Defesa em novembro, quando submetemos os projetos com a escolha das cidades que se gostaria de visitar. A escolha é feita em dezembro, e em março saem os resultados. A partir dessa data, inicia-se a montagem das ações e da equipe”. Ela esclarece que um dos critérios para a montagem da equipe é que esta deve ser multidisciplinar. “Nossa equipe tinha alunos da computação, da engenharia elétrica, da engenharia ambiental, entre outras áreas”. Para participar os alunos devem estar cursando determinadas disciplinas e estar realizando ações comunitárias na cidade.

A professora destacou a participação e colaboração dos militares que transmitiam visão muito forte de integração nacional e patriotismo. “Sempre há um militar que nos acompanha como guia, que chamamos de anjo.” Ela afirma que o Projeto Rondon não seria possível sem a colaboração do Ministério da Defesa e da Prefeitura que, no caso de Bodoquena, disponibilizou um secretário durante as duas semanas de atividades.

“Acredito que essa é uma experiência única, que deveria ser compartilhada por todos. O Brasil é um país muito rico em todos os aspectos e possui inúmeras características regionais que fazem dele, um país sem igual. O edital para o Projeto Rondon 2012 saiu recentemente, dia 14 de setembro, estamos ansiosos para a montagem das equipes e definição dos projetos" finaliza.


O projeto Rondon

O Projeto Rondon foi criado em 1967 e é coordenado pelo Ministério da Defesa. Envolve integração social e a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população. O lema do Projeto Rondon é “integrar para não entregar”.

Conhecido como Marechal Rondon, Cândido Mariano da Silva Rondon nasceu em Mimoso, no estado do Mato Grosso, no dia 5 de maio de 1865. Aos 16 anos ingressou na carreira militar, teve um papel ativo no movimento pela proclamação da República. Em 1907 começou a construir a linha telegráfica de Cuiabá a Santo Antonio do Madeira, a obra mais importante de sua carreira. A comissão do Marechal foi a primeira a alcançar a região amazônica. Em 1955, o Congresso Nacional conferiu-lhe a patente de Marechal. E no ano seguinte, o então estado de Guaporé, passou a ser chamado de Rondônia em homenagem ao seu desbravador.

O Ministério da Defesa já lançou o edital para o Projeto Rondon 2012, os interessados em participar podem entrar em contato com Profa. Sandra Maria Aluísio, pelo e-mail Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo..


Assista ao vídeo do ICMC no Projeto Rondon:

CONÉCTATE CON NOSOTROS
 

© 2024 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação