a-matemaniaca-no-diva-como-se-encantar-pela-arte-do-pensar-matematico-destaque Notícias
No segundo episódio do programa de rádio e podcast “A matemática no divã”, a mestranda Julia Jaccoud explica como é possível enxergar beleza e diversão em uma área da ciência que ainda assusta muita gente.
Data da publicação: 06/06/2023

Coproduzido em parceria com a Rádio UFSCar, podcast vai ao ar uma vez por mês, sempre aos domingos, às 10 horas da manhã, e também está disponível no Spotify e no site do ICMC

 

 

“Você gosta de matemática, só não sabe disso ainda”. A frase se destaca na imagem de capa do canal A matemaníaca, no YouTube, e revela como Julia Jaccoud enxerga essa área da ciência: “Matemática não é só sobre números”, diz a mestranda do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.

Conhecida nas redes como A Matemaníaca”, Julia é a entrevistada do segundo episódio do podcast A matemática no divã, um programa de entrevistas veiculado uma vez por mês na Rádio UFSCar com o objetivo de desconstruir as percepções negativas que costumam ser associadas às ciências matemáticas.

Durante o podcast, a mestranda explica que os próprios números não precisam ser vistos como números. “Um dos livros mais traduzidos e publicados da história, depois da Bíblia, é um livro de matemática: Os Elementos, do Euclides. E ele reúne nessa obra tudo o que se sabia de geometria na época, e fala de número sem falar de número, como se fosse um comprimento, uma medida”, conta Julia. Para exemplificar, ela sugere que os ouvintes considerem uma caneta. Independentemente do tamanho real dessa caneta, ela pode ser considerada uma unidade de medida, então, tudo o que tem o tamanho daquela caneta pode ser considerado equivalente a 1.

A Matemaníaca conta que, a partir de uma compreensão simples como essa, já podemos nos questionar sobre conceitos matemáticos mais sofisticados: “Será que a gente consegue pegar a quantidade 1 e preencher qualquer outra quantidade? Bem, o 1 preenche o 2. Se você colocar o 1 duas vezes, ele preenche o 2; três vezes, ele preenche o 3. Será que eu consigo preencher com o 2 todos os números?”, questiona Julia. “Não. A gente preenche com o 2 os números que são pares. Os ímpares, não, ou falta ou sobra”, responde. Ela brinca que podemos prosseguir com esse raciocínio por um tempo indeterminado, já que os números são infinitos.

“Assim, a gente pode enxergar uma propriedade que é a dos números primos: tem números que só vão ser preenchidos por 1 ou por ele mesmo. O 2 é um desses casos, a gente preenche com o 1, duas vezes, ou com o 2”. Por meio desses exemplos, Julia consegue abordar os números de uma maneira diferente. Não por acaso, ela contabiliza hoje 107 mil seguidores no YouTube.

Matemagicamente – A ideia de criar um canal sobre matemática no YouTube surgiu quando Julia estava no início do curso de Licenciatura em Matemática, no Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, em São Paulo. “A gente tem uma grande carga de estágios dentro do nosso curso. Quando chegou esse momento, no segundo ano, eu ficava seis meses com os alunos, com os professores, criava laços e ia embora.” Então, nasceu a ideia de criar um canal para unir todos os apreciadores da matemática e o primeiro vídeo foi postado no dia 14 de março de 2015.

De lá para cá, tanto o canal quanto Julia mudaram muito. Mas o desejo de sensibilizar as pessoas para os encantos da matemática continua. Na hora de indicar um livro para despertar o gosto pela área, a mestranda sugere O Diabo dos Números, de Hans Magnus Enzensberger. Apresentando como “um livro de cabeceira para todos aqueles que têm medo de matemática”, a obra mostra as doze noites em que um diabo invadiu os sonhos do garoto Robert para lhe revelar uma porção de mistérios. Em determinado momento, logo no começo do livro, o diabo diz para Robert: “A maioria dos matemáticos de verdade nem sabe fazer contas. E, além do mais, eles nem têm tempo para isso. Para fazer contas existem as calculadoras. Você não tem uma?”

Outra recomendação de Julia para ajudar a descobrir o gosto pela matemática é a música Matemagicamente, do Mundo Bita: “Amor a gente tem para multiplicar. Felicidade é coisa pra se dividir. E quantos mais amigos a gente somar. É certo que a tristeza vai diminuir.”

Com 30 minutos de duração, o podcast com “A Matemaníaca” foi exibido na Rádio UFSCar no domingo, 4 de junho, às 10 horas, e está disponível na íntegra nos sites da Rádio UFSCar, do ICMC e no Spotify. A iniciativa foi uma das 47 selecionadas na última chamada pública da emissora, que pode ser sintonizada em 95,3 FM (disponível para São Carlos e região), acessada por aplicativo ou pelo site www.radio.ufscar.br em qualquer lugar do mundo.

Além disso, todos os episódios A matemática no divã podem ser replicados, pois estão licenciados com uma Licença Creative CommonsAtribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

 

 

Julia Jaccoud

 Conhecida nas redes como “A Matemaníaca”, Julia Jaccoud faz mestrado no Programa de Pós-Graduação em Matemática do ICMC.

 

 

Texto: Assessoria de Comunicação do ICMC/USP
Fotos: Ana Luísa Carreira de Santiago

 

 

 

Para escutar “A matemática no divã”
Spotify: https://icmc.usp.br/e/32d09
Rádio UFSCar: http://www.radio.ufscar.br/vPodcast/a-matematica-no-diva
Site do ICMC: www.icmc.usp.br/noticias/podcast

Para seguir “A Matemaníaca” na redes
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCz4Zuqtj9fokXH68gZJmCdA
Instagram: www.instagram.com/amatemaniaca
Facebook: www.facebook.com/amatemaniaca
Twitter: https://twitter.com/amatemaniaca
Site: https://amatemaniaca.com.br

Para mergulhar nas obras indicadas
O Diabo do Números: https://www.companhiadasletras.com.br/livro/9788571647183/o-diabo-dos-numeros
Os Elementos: https://pt.wikipedia.org/wiki/Os_Elementos

CONÉCTATE CON NOSOTROS
 

© 2024 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação