destaque-matematica-na-medida-certa-participe-de-evento-gratuito-na-usp-para-quem-tem-de-9-a-99-anos Notícias
A partir de sábado, 19 de agosto, o Centro de Divulgação Cultural e Científica da USP São Carlos receberá uma série de atividades divertidas para mostrar o quanto a matemática está presente no nosso dia a dia
Data da publicação: 10/08/2023

No dia 19, o público conhecerá alguns interessantes objetos matemáticos que vão ajudar a entender as decisões tomadas durante um passeio por um labirinto. Os materiais foram cedidos pela professora Katiane Silva Conceição, do ICMC, especialmente para a atividade (crédito da imagem: Ana Luisa Carreira de Santiago)

Crianças, jovens, adultos e idosos poderão descobrir o universo divertido da matemática a partir de sábado, 19 de agosto, às 10 horas, no Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP, em São Carlos. É quando começam as atividades gratuitas mensais do projeto Matemática na Medida Certa, coordenado pelo professor Ali Tahzibi, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC).

O objetivo da iniciativa, que não demanda inscrições prévias, é apresentar ao público exemplos concretos de problemas e soluções matemáticas, que estão presentes no nosso cotidiano, mas nem sempre conseguimos enxergar. Na estreia do projeto, dia 19, os participantes serão convidados a passear por um labirinto. Como em todo passeio, vão precisar decidir qual caminho seguir, e serão convidados a contar as possíveis opções para chegar ao destino, lidando com os imprevistos sempre presentes em uma jornada.

Com o projeto, a ideia é desconstruir algumas visões equivocadas da área por meio de jogos e desafios divertidos, que serão conduzidos pelo professor Ali e por bolsistas do projeto. “A Matemática desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de diversas áreas do conhecimento e na resolução de problemas práticos do cotidiano. No entanto, muitas pessoas, incluindo estudantes do ensino médio e profissionais de outras áreas, ainda a veem como uma disciplina difícil”, explica o professor.

No dia 19, por exemplo, dois bolsistas vão apoiar as atividades no CDCC: Julia Jaccoud, conhecida nas redes como “A Matemaníaca”; e José Andres Guzman Moran. Os dois são mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Matemática do ICMC e vão compartilhar conhecimentos e curiosidades com o público, ficando à disposição para esclarecer dúvidas. É uma oportunidade ímpar para compreender esse campo da ciência com mais afeto.

Texto: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação do ICMC/USP

Matemática na medida certa: um evento da USP para quem tem de 9 a 99 anos
Quando: sábados, das 10 às 11h30, começando em 19 de agosto. Próximos encontros: 16/09; 21/10; 18/11 e 16/12.

Onde: CDCC/USP, rua Nove de Julho, 1227, Centro – São Carlos
Não é necessário se inscrever antes, a atividade é gratuita e aberta a todos os interessados

Saiba mais sobre o projeto: https://icmc.usp.br/e/76a19
Dúvidas? Escreva para Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo. ou envie uma mensagem para (16) 3373.9666