destaque-o-professor-esper-abrao-cavalheiro-preside-a-comissao-designada-pela-capes-para-elaborar-a-proposta-novo-plano-nacional-de-pos-graduacao Notícias
Presidente da comissão designada para elaborar proposta do Plano, previsto para entrar em vigor a partir de 2024, estará na USP São Carlos dia 18 de agosto
Data da publicação: 10/08/2023

Evento será realizado no próximo dia 18 de agosto, sexta-feira, no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, a partir das 10 horas. Foto: Newton Jr.

 

 

A expectativa é de que, até o final deste ano, o Brasil tenha um novo Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG). O documento deverá abarcar estratégias e metas para políticas de pesquisa e de formação de pessoal a serem implementadas nos próximos anos na pós-graduação brasileira. Para discutir as principais diretrizes do PNPG, uma palestra acontecerá dia 18 de agosto, sexta-feira, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.

A palestra será ministrada pelo presidente da comissão designada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para elaborar a proposta do PNPG: professor Esper Abrão Cavalheiro. O evento é aberto a todos os interessados, e acontecerá no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, a partir das 10 horas. Para participar, basta se inscrever gratuitamente neste formulário: https://icmc.usp.br/e/f4fb2.

“Nesta apresentação, irei abordar os principais resultados e recomendações oriundas das discussões ocorridas ao longo do último ano na comissão do PNPG. A maioria das informações, já aprovadas pela comissão, estão em fase de ajustes e redação final”, explica Cavalheiro. Segundo ele, após a redação final, o PNPG passará por uma etapa de discussão pública, em que poderão ser propostos ajustes e correções: “A contribuição de todos os atores do Sistema Nacional de Pós-Graduação é sempre muito bem-vinda.”

 

O professor Esper Abrão Cavalheiro preside a comissão designada pela Capes para elaborar a proposta novo Plano Nacional de Pós Graduação

O professor Esper Abrão Cavalheiro preside a comissão designada pela Capes para elaborar a proposta novo Plano Nacional de Pós-Graduação. Foto: arquivo pessoal

 

 

Professor emérito da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Cavalheiro é neurocientista com contribuições na área de epilepsia e experiência na gestão de políticas científicas no governo. Já atuou como secretário de Políticas e Programas do então Ministério da Ciência e Tecnologia, entre 1999 e 2001, e presidiu o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) entre 2001 e 2003. A comissão presidida por Cavalheiro é formada por representantes da comunidade científica, entidades relevantes para a educação nacional e membros da Capes.

Um dos desafios do novo PNPG é abarcar as diversas realidades do Brasil, e deve priorizar políticas e ações voltadas para a redução de desigualdades, para a formação de professores e para melhorar a relação da pós-graduação com as demandas da sociedade.

A palestra é uma iniciativa conjunta da coordenação do Programa de Pós-Graduação em Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional, ambos oferecidos pelo ICMC.

 

Texto: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação do ICMC/USP
Com informações da GCOM/Capes e da Agência Brasil

 

Palestra presencial: Aspectos principais do novo Plano Nacional de Pós-Graduação
Onde: auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, área 1 do campus da USP, em São Carlos (bloco 6)

Quando: sexta-feira, dia 18 de agosto, a partir das 10 horas
Clique e se inscreva: https://icmc.usp.br/e/f4fb2

Leia mais
Comissão discute novo plano para a pós-graduação

Conter desigualdade e formar professores devem ser prioridade da Capes

CONÉCTATE CON NOSOTROS
 

© 2023 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação