default Notícias
Data da publicação: 30/09/2011

O novo Tour Virtual utiliza modernas tecnologias que permitem conhecer o ICMC de onde estiver, através da internet.

Por: Rodrigo Peronti

O hotsite temático de 40 anos do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP em São Carlos, trouxe mais do que a história da Unidade em textos, fotos e vídeos. Agora, acessando o www.icmc.usp.br/40anos é possível transitar pelas instalações do ICMC através do Tour Virtual.

Utilizando lentes especiais, várias fotos panorâmicas foram tiradas de todos os ângulos do ICMC para montar este Tour. Nele o internauta poderá transitar pelos corredores, áreas externas, jardins, saguões, biblioteca, além de conhecer toda a arquitetura dos seis Blocos que compõe o Instituto. O processo de elaboração do Tour durou cerca 20 dias e foram tiradas por volta de 400 fotos.

O Tour pode ser acessado de qualquer lugar através da internet e a sua utilização é simples. Basta clicar nas setas que aparecem em pontos estratégicos nas fotos para navegar. Através do mouse, é possível olhar para todas as direções. Para visitar lugares específicos, existe o ícone mapa na parte superior da tela, onde está a planta do Instituto com todas as áreas do Tour, sendo possível clicar nos pontos marcados e ir diretamente para o local. Através do zoom podem ser conferidos os mínimos detalhes das imagens, como esculturas, quadros, decorações, etc.

O hotsite em homenagem aos 40 anos do ICMC foi lançado durante a abertura das comemorações e da inauguração do novo auditório do Bloco ICMC-6, que já está presente no Tour Virtual.

A tecnologia utilizada se assemelha às utilizadas pelo Google, presentes no Google Street View que disponibiliza vistas panorâmicas de 360° na horizontal e 290° na vertical de várias cidades e regiões do mundo. Dessa forma o Instituto mostra mais uma vez a sua ligação com as inovações e com a tecnologia.

Para conferir o Tour Virtual basta acessar o hotsite comemorativo dos 40 anos do ICMC. Lá também está agenda completa com as atividades de comemorações programadas até dezembro, além de várias informações históricas relacionadas ao Instituto.

CONÉCTATE CON NOSOTROS