default Notícias
Data da publicação: 03/10/2011

Além de contribuir para história do Instituto, os participantes podem concorrer a prêmios
Por: Rodrigo Peronti

Ainda como parte das comemorações de 40 anos, o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) lança o concurso Fotos com Fatos, que abre espaço para toda a comunidade da USP participar e concorrer a prêmios.

O concurso consiste em um jogo de perguntas baseadas em fotos antigas e recentes do ICMC, onde o participante poderá responder uma vez a cada pergunta. Cada resposta certa valerá um número determinado de pontos, estabelecido em função da data da postagem da pergunta e do envio da resposta. No final do concurso, serão somados os pontos de todos os participantes, e os três primeiros serão premiados.

Pode participar qualquer pessoa da comunidade que disponha de número USP e e-mail com extensão usp.br. Os resultados serão divulgados em dezembro de 2011 no hotsite.

Os Primeiros

Além do concurso Fotos com Fatos, a Comissão dos 40 anos do ICMC convida a todos a ajudar a reconstruir a história, através do levantamento Os Primeiros do ICMC

A atividade visa resgatar fatos institucionais, como por exemplo, qual foi o primeiro livro da biblioteca, quem foi o primeiro docente titular, o primeiro funcionário em cada setor, etc., bem como informações mais lúdicas, como quem teve o primeiro notebook, quem fez a primeira defesa por videoconferencia, quem foi o goleiro do primeiro jogo "professores X funcionários", etc. Alguns "primeiros" que já foram relacionados:

• o primeiro livro (oficialmente patrimoniado) da Biblioteca do ICMC: Science for everyday use, de Victor C. Smith e B.B. Vance. Doado para a Reitoria da USP pela Biblioteca Thomas Jefferson, por volta de 1950. Em 4 de maio de 1972 passou a pertencer ao acervo do ICMC;
  • a primeira edição do jornal ICMCotidiano foi lançada no dia 1º de maio de 1999 e destacava o curso  noturno de Bacharelado em Informática, com a matéria O BachInfo ilumina as noites do ICMC;
  • a primeira Sessão da Congregação do ICMC foi realizada em 17 de abril de 1972, cuja ata está exposta na mostra ICMC em Décadas;
  • a primeira dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Matemática foi defendida por Hildebrando Munhoz Rodrigues (hoje professor titular do Departamento de Matemática Aplicada e Estatística do ICMC), em 11 de novembro de 1970. O título do trabalho foi Invariança para Sistemas não Autônomos de Equações diferenciais com Retardamento e Aplicações e o orientador foi o Prof. Dr. Nelson Onuchic.
Quem quiser contribuir com o levantamento pode enviar o fato descrito para o e-mail Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo., com o seguinte formato: "O primeiro ... do ICMC foi ... no ano de ..."

Caso haja alguma comprovação da fato, esta deve ser enviada. A informação será avaliada e, se for julgada  adequada, enviada para o hotsite e anunciada. Ele ficará sob júdice por um periodo de três semanas, durante o qual pode ser contestada. Após esse  período, ela passará a fazer parte definitivamente dos Primeiros @ ICMC.

Mais informações:

CONÉCTATE CON NOSOTROS