icmc Notícias
Ao todo são 12 vagas oferecidas em dois projetos do ICMC; as inscrições podem ser feitas até dia 24
Data da publicação: 15/07/2024

Estudantes de graduação da USP São Carlos podem se inscrever nos projetos até o dia 24 de julho | Foto: ICMC-USP

É estudante de graduação da USP, em São Carlos, e quer fazer a diferença na comunidade escolar enquanto enriquece sua formação acadêmica e pessoal? Dois projetos de extensão do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) estão com inscrições abertas até dia 24 de julho e focam no ensino de programação e na aplicação de tecnologias educacionais para alunos e professores da educação básica.

Sob a coordenação da professora Cynthia de Oliveira Lage Ferreira,do ICMC, os projetos Atividade Extensionista Scratch e Atividade Extensionista Aplicativos Educacionais serão desenvolvidos junto à comunidade da Escola Estadual Sebastião Oliveira Rocha e demandam um total de 40 horas de dedicação. Para se candidatar ao projeto, os estudantes de graduação da USP São Carlos devem ter interesse no ensino de linguagens de programação e experiência com aplicativos de gravação de videoaulas. As inscrições devem ser realizadas pelo Sistema Júpiter.

No projeto Atividade Extensionista Scratch, os oito estudantes da USP selecionados deverão desenvolver e ministrar aulas semanais para alunos do 6º ao 9º ano da educação básica, ensinando programação com a linguagem Scratch. Por meio de atividades práticas e projetos focados em sustentabilidade, essas aulas visam introduzir conceitos fundamentais de programação, estimulando o pensamento computacional e lógico dos jovens.

Já os quatro graduandos selecionados para o projeto Atividade Extensionista Aplicativos Educacionais serão responsáveis por produzir videoaulas destinadas a professores do ensino fundamental e médio. Eles irão apresentar aplicativos e plataformas educacionais, além de sugerir maneiras de utilizá-los efetivamente em sala de aula. Entre os recursos que deverão ser abordados estão Kahoot, Canva, Geogebra, Scratch e Google Sala de Aula.

Texto: Gabriele Maciel, da Assessoria de Comunicação do ICMC

Dúvidas?
Enviei uma mensagem para Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.

CONÉCTATE CON NOSOTROS