destaque-evento-da-usp-sao-carlos-explica-a-danca-das-cadeiras-dos-vereadores-e-as-pesquisas-eleitorais Notícias
Entenda a matemática das eleições proporcionais para vereadores e também o papel fundamental da amostragem nas pesquisas eleitorais; iniciativa gratuita acontece no próximo sábado, 28 de setembro, a partir das 15 horas
Data da publicação: 24/09/2024

Crianças, jovens, adultos e idosos são bem-vindos nas atividades do projeto, que serão retomadas no dia 28 de setembro, a partir das 15 horas (crédito da imagem: Denise Casatti)

 

 

Como não se enrolar na dança das cadeiras das câmaras municipais brasileiras, que serão ocupadas pelos vereadores eleitos no próximo dia 6 de outubro? Diferentemente das eleições majoritárias para prefeito, governador, senador e presidente, quando quem recebe a maior quantidade de votos é eleito, no caso de vereadores e deputados, a matemática é mais sofisticada porque estamos falando de eleições proporcionais. Mas a que tipo de proporção estamos nos referindo?

Explicar como funcionam esses cálculos matemáticos que definem quem ocupará cargos de vereador e deputado é um dos objetivos de um evento presencial e gratuito que acontecerá no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, no próximo sábado, 28 de setembro, a partir das 15 horas. Aberto a todos os interessados, a iniciativa também vai mostrar como uma pesquisa eleitoral é feita e quais fatores tornam seus resultados confiáveis.

Para participar, não é preciso se inscrever, basta comparecer ao Hiperespaço Gilberto Loibel, no vão livre da Biblioteca Achille Bassi, na área I do campus da USP, no centro de São Carlos. A atividade será conduzida pelo professor Ali Tahzibi, do ICMC, e pela professora Andressa Cerqueira, do Departamento de Estatística da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

“Imagine que existam 10 cadeiras para os vereadores ocuparem, a serem distribuídas entre dois partidos (A e B). O partido A recebeu 100 votos, enquanto o partido B recebeu 300 votos. A lógica proporcional sugere que o partido A teria, então, direito a um quarto do total de cadeiras porque recebeu um quarto do total de votos. Ou seja, o partido A teria direito a ocupar duas cadeiras e meia, enquanto o partido B ficaria com as sete cadeiras e meia restantes. Mas como dividir os vereadores pela metade?”, questiona o professor Ali. Segundo ele, para resolver esse problema, os matemáticos criaram soluções que são usadas em diversos países do mundo e que estão, inclusive, especificadas no Código Eleitoral Brasileiro.

Se você ficou intrigado com essa matemática eleitoral, pense em uma questão adicional: como explicar as diferenças que surgem nas intenções de votos captadas por diferentes pesquisas eleitorais? “Aqui entra o papel fundamental da amostragem, que é a chave para garantir que uma pesquisa reflita a realidade. No evento, vou explicar como, ao escolher uma amostra representativa da população, as pesquisas conseguem aproximar-se da opinião do eleitorado como um todo, mesmo sem entrevistar todas as pessoas”, explica a professora Andressa.

Durante o evento no ICMC, você poderá assistir às apresentações dos professores e esclarecer suas dúvidas. Além disso, vai descobrir que tem mais matemática na nossa vida eleitoral do que a gente costuma imaginar.

Matemática na medida certa – O evento faz parte da projeto Matemática na medida certa, que tem como objetivo levar o público a descobrir exemplos concretos de problemas e soluções matemáticas presentes no nosso cotidiano, mas que nem sempre conseguimos enxergar. Iniciado no ano passado, o projeto contou com cinco encontros realizados no segundo semestre de 2023, aos sábados de manhã, no Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP.

Este ano, a proposta será retomada a partir de sábado, 28 de setembro, e acontecerá em mais duas datas, 29 de outubro e 13 de novembro, sempre aos sábados, a partir das 15 horas, no vão livre da Biblioteca do ICMC. Em cada data, será abordada uma temática diferente.  Podem participar crianças, jovens, adultos e idosos. “São atividades para quem tem de 9 a 99 anos”, brinca Ali, que é o coordenador geral do projeto.

 

Texto: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação do ICMC/USP

 

Matemática na medida certa
Quando: sábados, das 10 às 11h30, começando em 28 de setembro. Próximos encontros: 29/10 e 13/11.

Onde: Hiperespaço Gilberto Loibel, vão livre da Biblioteca Achille Bassi do ICMC

Mais informações
Saiba mais sobre o projeto: https://icmc.usp.br/e/76a19

Dúvidas? Escreva para Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo. ou envie uma mensagem para (16) 3373.9666

CONÉCTATE CON NOSOTROS
 

© 2025 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação