

Quem faz graduação na USP pode se inscreva na atividade extensionista até dia 27 de julho (Crédito da imagem: Envato)
Você faz graduação na USP São Carlos e gostaria de vivenciar a prática do ensino de matemática, desenvolvendo habilidades como comunicação, proatividade e resolução de problemas? Então, inscreva-se na nova atividade de extensão oferecida pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC): um treinamento para Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), voltado a estudantes do ensino médio.
O projeto Treinamento para OBMEP 2.0 está com inscrições abertas para estudantes de graduação da USP até dia 27 de julho. Para participar, é preciso manifestar interesse diretamente pelo Sistema JupiterWeb. Quem for selecionado e realizar as atividades previstas terá direito a obter 75 horas de extensão, que serão registradas no currículo.
Com início previsto para o dia 4 de agosto, o projeto se estenderá até 5 de dezembro. O objetivo é atuar em duas frentes: contribuir para o bom desempenho de alunos do ensino médio na OBMEP e proporcionar a quem está na graduação uma experiência concreta em elaborar e ministrar aulas, e também na produção de materiais didáticos.
Durante o primeiro mês, os participantes deverão se familiarizar com a prova da OBMEP, selecionar conteúdos e preparar aulas. Também está prevista a criação de um site com os materiais desenvolvidos.
A partir de setembro, terão início os encontros presenciais com os estudantes do ensino médio: serão cerca de nove aulas de três horas cada, mesclando teoria e prática. O trabalho será feito em rodízio, de modo que todos os envolvidos contribuam tanto com as aulas quanto com a produção de conteúdo online.
Os critérios de seleção incluem o histórico acadêmico e a disponibilidade para participar das reuniões e aulas. É desejável, embora não imprescindível, que o aluno já tenha participado de alguma olimpíada de matemática.
O projeto é ideal para graduandos com bom desempenho acadêmico e interesse em compartilhar conhecimentos, especialmente nas áreas de matemática e educação. “A expectativa é de que a iniciativa se torne uma ação contínua dentro do ICMC, fortalecendo os vínculos entre a Universidade e a educação básica”, explica o professor Willian Hans Goes Corrêa, um dos coordenadores da atividade extensionista. Há mais dois professores do ICMC que são corresponsáveis pela ação: Gabriel Cueva Candido Soares de Araújo e Pedro Tavares Paes Lopes.
Texto: Matheus Martins Fontes, da Fontes Comunicação Científica
Dúvidas?
Envie uma mensagem para Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.