default Notícias
Data da publicação: 04/10/2012

Pedro Belin Castellucci, egresso do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos, teve um trabalho de sua autoria premiado como melhor projeto de iniciação científica no 44º Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, realizado no Rio de Janeiro de 24 a 28 de setembro de 2012. O trabalho, intitulado Modelo de simulação para linhas de produção com trabalhadores deficientes, foi orientado pelo Prof. Dr. Alysson Machado Costa, do Departamento de Matemática Aplicada e Estatística do ICMC. 

A publicação é parte de um projeto liderado por Costa, que envolve pesquisadores brasileiros e europeus, e busca promover a inclusão social de portadores de necessidades especiais por meio da computação e da matemática. O artigo apresentado por Castellucci, que pode ser acessado na íntegra por este link, utiliza um modelo de simulação estocástico para confirmar a existência do "efeito tigela" em linhas de produção de deficientes, concluindo que essas linhas levemente desbalanceadas no formato de tigela são mais eficientes que linhas perfeitamente balanceadas. 

Castellucci graduou-se em 2011 em Engenharia de Computação, curso oferecido pelo ICMC em parceria com a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). O professor Alysson Costa é Doutor em Administração pela Universidade de Montreal, no Canadá, possui graduação e mestrado em Engenharia Elétrica pela UNICAMP, e especialização pela École Centrale de Lyon, na França. 

A Diretoria do ICMC parabeniza os envolvidos pelo reconhecimento e pela contribuição com o campo de conhecimento científico.

Mais informações no site do evento:

CONÉCTATE CON NOSOTROS
 

© 2024 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação