default Notícias
Data da publicação: 22/10/2012

O livro Inteligência Artificial: uma abordagem de aprendizado de máquina, de autoria do Prof. Dr. André Ponce de Leon Carvalho, foi o vencedor da  54º edição do Prêmio Jabuti na categoria Tecnologia e Informática

Prof. André Carvalho
Além de Carvalho, que é docente do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos, são autores da obra os seguintes pesquisadores: Ana Carolina Lorena, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Katti Faceli, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e João Gama, da Universidade do Porto, em Portugal.

A obra com 394 páginas é voltada para estudantes de graduação e pós-graduação e aborda os principais conceitos e algoritmos de aprendizado de máquina, bem como suas aplicações práticas, como por exemplo no auxílio ao diagnóstico de doenças, no monitoramento da qualidade da água, na prevenção de incêndios florestais, na detecção e localização de falhas em linhas de transmissão de energia, entre outros.

Pela premiação, os autores receberão um troféu e mais R$ 3,5 mil reais em dinheiro. A cerimônia de entrega acontecerá no dia 28 de novembro, em São Paulo-SP.

Sobre o prêmio - Criado em 1958 pela Câmara Brasileira do Livro, o Jabuti é o mais tradicional prêmio do livro no Brasil. A edição deste ano contemplou 29 categorias, que tiveram milhares de obras inscritas por editoras e escritores dos mais diversos segmentos. O julgamento foi feito em duas etapas por um corpo de jurados especializados. Na primeira sessão pública, foram selecionadas as 10 melhores obras e, na segunda, foram  definidos os três primeiros lugares de cada categoria.

Mais informações no site www.premiojabuti.com.br

CONÉCTATE CON NOSOTROS