A Comissão de Relações Internacionais

Criada em 2010 a partir da descentralização promovida pela Reitoria da Universidade de São Paulo em relação às atividades de internacionalização, a Comissão de Relações Internacionais (CRInt - ICMC) tem se consolidado com status de comissão estatutária, com atuação transversal em relação às demais comissões estatutárias do ICMC - USP, apoiando e promovendo ações de internacionalização no Instituto.
A CRInt, atualmente presidida pelo Prof. Jó Ueyama, apoia as iniciativas e ações em internacionalização da comunidade do ICMC, em seus diferentes segmentos, analisando todas as solicitações e atendendo os pedidos de acordo com o orçamento disponível.

Composição

Portaria de Constituição

Mapa de Cooperação Internacional do ICMC

Catálogo de Pesquisa

Solicitações, formulários e documentação

Plano de Estudos para alunos de Graduação do ICMC.

Requerimento de Recuperação de Aprendizado - Alunos de graduação retornando de intercâmbio internacional

Relatório de Intercâmbio - Alunos de graduação retornando de intercâmbio internacional

Cadastro de Professor Visitante no ICMC


Solicitações de Auxílios financeiros

Para pedidos de auxílio financeiro destinados a alunos, é necessário primeiramente que o interessado faça sua solicitação à Comissão de Graduação ou Pós-graduação. Após a análise de mérito, realizado pela comissão responsável, as providências necessárias serão tomadas e o pedido será encaminhado, se assim decidido, à CRInt.

Servidores docentes e técnico-administrativos também podem solicitar auxílio financeiro. Para isso devem entrar em contato diretamente com a CRInt por meio de e-mail, enviando carta de aceite ou convite para o evento, bem como o plano de trabalho com as motivações, atividades a serem desenvolvidas, multiplicação dos conhecimentos adquiridos e valores solicitados.

Procedimentos para candidaturas de estrangeiros em disciplinas do ICMC/Application procedures for incoming students 

Os seguintes documentos deverão ser enviados para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. pela Universidade do aluno, em formato .pdf, de boa qualidade./ The following documents must be sent by the home university in pdf format to Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Carta de nomeação do aluno, feita pelo International Office da Universidade estrangeira/Nomination letter;
  • Carta de recomendação do aluno, elaborada por um professor na instituição de origem/ Recommendation letter from a professor from the home university;
  • Histórico escolar da graduação emitido pela universidade de origem/Academic record;
  • Registration Form com as disciplinas de interesse - para ter acesso às disciplinas oferecidas pelo ICMC clique aqui/ Registration form - check the courses here
  • Cópia da folha de dados do passaporte, onde consta a validade do documento/Scanned copy of the identification sheet of your passport;
  • Fotografia para documento digitalizada em extensão .jpg./Scanned copy of a photo identification

Após o envio dos documentos, o interessado receberá um email do Sistema Mundus, no endereço indicado no Registration Form, orientando para que complete sua inscrição por meio de um link. Ele deverá preencher os dados e anexar a documentação exigida, que está contida na documentação necessária, e aguardar a aprovação do ICMC-USP. / After the application process, the student will receive a message from the Sistema Mundus orientating how to finalize the registry.

Prazos para envio de candidaturas/ Deadlines for submissions:

1º Semestre de cada ano/ First semester of the year(Feb-Jun):
Até 31 de outubro: Nomeação e Inscrição (pela Instituição de origem)/ by October 31st:Submissions;
De 1º até 30 de novembro: Avaliação pelo ICMC/ From 1st to 30th November: Analysis by ICMC
De 1º até 15 de dezembro: Emissão das cartas de aceite/ Issue of the Letter of Acceptance.

2º Semestre de cada ano/ Second semester (Aug-Dec):
Até 30 de abril: Nomeação e Inscrição (pela Instituição de origem)/ by April 31st:Submissions;
De 1º até 30 de maio: Avaliação pelo ICMC/ From 1st to 30th May: Analysis by ICMC
De 1º até 15 de junho: Emissão das cartas de aceite/ Issue of the Letter of Acceptance

 

Informações para disciplinas de Pós-Graduação.

 

Contato

Escritório de Relações Internacionais - ICMC/USP
Av. Trabalhador São-carlense, 400 - Centro
CEP 13566-590
São Carlos - SP
Fone: + 55 16 3373 8889
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Horário de atendimento: das 08h às 12h e das 13h às 17h - sala 3-005

 

        Responsável                                Presidente 

 

                                 
                                                                  

    

 
 
 
 
 
 
 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
 

CONECTE-SE COM A GENTE
 

© 2019 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação