Seja um parceiro do conhecimento!

Fazer e disseminar ciência e tecnologia de excelência é nossa forma de contribuir pra evolução da sociedade. Como pólo de capital intelectual em computação, matemática e estatística e suas subáreas, formandos os profissionais que hoje se destacam nas melhores empresas e universidades.

Na vanguarda só conhecimento, o ICMC honra o selo USP de qualidade, sendo referência em pesquisa, inovação e gestão. Queremos oferecer a nossa contribuição para os diversos segmentos da sociedade além da academia: o governo, a iniciativa privada, ONGs e demais instituições.

Contate nosso Escritório de Parcerias e conheça as possibilidades. Investir no conhecimento gera riqueza!

 

Convênio de pesquisa

Nesta forma de colaboração, a empresa e o ICMC definem objetivos comuns para pesquisa e desenvolvimento, que são expressos em um documento com as obrigações, metas e plano de trabalho. O convênio pode ou não envolver recursos financeiros, que podem ser utilizados para custrar bolsas, pagamento de docentes, aquisição de materiais, contratação de serviços, etc. Em alguns casos é possível utilizar benefícios fiscais como Lei da Informática e Lei do Bem.

 

Financiamento de bolsas

É possível atrair os melhores alunos do ICMC, patrocinando bolsas para estudantes de graduação e de pós-graduação. Essas bolsas podem ou não estar vinculadas a convênios de pesquisa citados no item anterior.  http://www.leginf.usp.br/?resolucao=resolucao-no-7662-de-22-de-maio-de-2019

 

Prestação de serviços: consultoria, uso de espaço, instalações, infraestrutura e equipamentos

Neste tipo de parceria a USP, através de um docente, presta determinado serviço à uma empresa ou instituição. É utilizada a infra-estrutura da Universidade.
Trâmite: Empresa propõe metas a serem atingidas, plano de desembolso de recursos e apresenta a proposta ao docente. É redigido um plano de trabalho. Contrato e plano de trabalho são encaminhados para o jurídico da Empresa/Instituição e para a USP para trâmite e aprovações.

http://www.leginf.usp.br/?resolucao=resolucao-no-7661-de-22-de-maio-de-2019

 

Submissão de projetos de pesquisa em conjunto para agências de fomento (ex: PITE, PIPE)

A Empresa pode encaminhar projetos como PIPE e PITE em conjunto com o ICMC e CeMEAI a instituições de fomento como FAPESP.

 

Patrocinar laboratórios do ICMC usando o programa “Parceiros do ICMC”

O Programa “Parceiros do ICMC” é uma forma de doar à Universidade. Essa doação fica registrada segundo as normas da USP com uma placa de 50 x 35 cm que será colocada na entrada de cada um dos laboratórios apoiados. O ICMC finalizou a construção de um novo bloco com diversos laboratórios também aconteceu a reorganização do espaços dos laboratórios, alguns nesse prédio novo e outros obtendo novos espaços nos prédios já existentes.
O custo do patrocínio leva em conta dois dados: espaço físico e número de pessoas que trabalham no laboratório. O custo por m2 é R$ 50,00 e o por pessoa R$500,00
Colocaremos uma placa informando que a Sul América é um parceiro do Laboratório do período de 3 anos. Essa placa sempre ficará exposta, só mudará da área de parceiros atuais para antigos parceiros após os três anos.

http://leginf.icmc.usp.br/portarias/182-portaria-icmc-n-017-2016

 

Apoio a disciplinas de graduação e pós-graduação

Uma empresa pode apoiar disciplinas, seja cedendo palestrantes para aulas especiais ou como proponente de problema em cursos que utilizam Aprendizagem Baseada em Problemas
Não existe um investimento financeiro, no entanto o projeto tem que ser compatível com a disciplina e não é garantido seu aceite. Existe a necessidade da empresa se envolver na disciplina estando disponível para esclarecer dúvidas sobre o projeto diretamente com os alunos, presencialmente ou por meio virtual, ao menos em dias pré-agendados. Também é necessário disponibilizar o conjunto de dados analisado para fins didáticos, de pesquisa, seguindo os termos de confidencialidade quando necessário.
No site do Núcleo de Estatística Aplicada (www.nea.icmc.usp.br) existem informações de como uma empresa pode propor um problema para um curso.

 

Patrocínio/apoio a eventos

O ICMC promove anualmente cerca de 50 eventos, desde técnico-científicos (congressos, workshops, conferências, etc.), acadêmicos (solenidades, formaturas, recepção de ingressantes, etc.) até de cultura e extensão (exposições, mostras, apresentações culturais, visitas monitoradas, etc.). Uma das formas de parceria entre as empresas e o ICMC é o patrocínio desses eventos, por meio tanto de recursos financeiros, humanos e materiais.
Nossos eventos serão realizados de forma autônoma, e a negociação de cotas de patrocínio é feita diretamente com cada coordenador. 

 

Concessão de prêmios

Uma empresa pode patrocinar prêmios em eventos ou disciplinas como:
- O Prêmio Professor Carlos Teobaldo Gutierrez Vidalon é atribuído anualmente à melhor Tese de Doutorado em Matemática em cursos reconhecidos pelo MEC, considerando os quesitos originalidade e qualidade.
- Premiar os melhores alunos de graduação dos cursos oferecidos pelo ICMC.
- Premiar os melhores projetos em disciplinas com projetos ou de Aprendizagem Baseada em Problemas

 

Cursos de Extensão

O ICMC pode oferecer cursos de extensão e outros treinamentos in company ou na USP.
Atualmente o CeMEAI tem um Programa de Treinamento em Data Science para Empresas com duração de 100 horas.
O programa de treinamento é constituído de 5 módulos, sendo que cada módulo é pré-requisito para os seguintes. Todos os módulos possuem um conteúdo abrangente, possibilitando uma visão bastante ampla dos principais conceitos e ferramentas computacionais empregadas em problemas reais. De fato, os módulos são ministrados com um enfoque bastante prático, trazendo aplicações reais das teorias estudadas por meio de exercícios computacionais em Python.
Módulos disponíveis (outros temas podem ser avaliados para serem oferecidos também)
Introdução a Ciências de Dados
Programação para ciência de dados (python)
Estatística Descritiva e Teste de Hipótese
Tratamento de dados
Introdução a aprendizado de máquina
Gerenciamento de grandes volumes de dados (Big Data)
Aprendizado Dinâmico
Redes Neurais e Aprendizado Profundo

 

Mestrado Profissional em Matemática, Estatística e Computação Aplicadas à Indústria.

Criado em 2014, o Mestrado Profissional em Matemática, Estatística e Computação Aplicadas à Indústria (MECAI) é um programa pioneiro que visa aproximar o setor produtivo, governos e universidade.
O objetivo do MECAI é fornecer a seus alunos uma sólida formação em matemática, estatística e computação, buscando atender às demandas do setor produtivo de modo a fomentar avanços tecnológicos e desenvolvimento de produtos, tornando assim empresas e setores governamentais mais competitivos e reconhecidos internacionalmente. O profissional formado recebe capacitação para atuar em diversas áreas, pois as habilidades desenvolvidas incluem técnicas de otimização, análise de dados, estatística, inteligência computacional, dentre outras.
Não existe custo porém o candidato tem que passar no processo seletivo.

 

MBA em Data Science - CeMEAI

O MBA em Data Science e Big Data abordará técnicas computacionais, estatísticas, e matemáticas para a manipulação, visualização e análise de grandes massas de dados, tendo como intuito principal a formação de profissionais capazes de atuar com maestria e profundidade em um mercado de trabalho cada vez mais necessitado de
deste tipo de profissional.
O objetivo principal da MBA em Data Science e Big Data é formação profissionais capacitados em metodologias e técnicas necessárias e adequadas para manipulação, visualização, análise, modelagem e interpretação de grandes e complexas massas de dados provenientes dos mais variados setores e áreas de aplicação.
Entre os objetivos específicos da MBA em Data Science e Big Data destacamos a formação de:
- Profissionais com conhecimentos adequados em computação, estatística e matemática para manipulação, visualização, modelagem e interpretação de grandes e complexas massas de dados e
- Profissionais com capacidade de liderar projetos que envolvem massas de
dados grandes e complexas.
O Público Alvo do MBA em Data Science e Big Data são profissionais envolvidos com manipulação, visualização e análise de massas de dados grandes e/ou complexas, como o objetivo de extração de conhecimento, como, por exemplo, aqueles com formação superior em administração, ciência da computação, economia, engenharia, estatística, sistemas de informação e áreas correlatas.
O MBA em Data Science e Big Data terá duração de 12 meses, com 400 horas de duração, sendo 360 horas de disciplinas teórico-práticas e 40 horas destinadas a elaboração do Trabalho de Conclusão de Cursos (TCC).

 

Participação nos Workshops de Soluções Matemáticas para Problemas Industriais - CeMEAI

O CeMEAI promove, todos os anos, um Workshop com a finalidade de resolver problemas de empresas. Os participantes se reúnem durante uma semana na busca da solução e posteriormente emitem um relatório.
Mais informações: www.cemeai.icmc.usp.br/SGI

 

Evento para recrutamento

Oferecemos gratuitamente espaço e infraestrutura física/computacional para realização de processos seletivos e eventos para fins de recrutamento de pessoal, desde que as vagas sejam de interesse dos nossos alunos. Também nos responsabilizamos pela divulgação do evento ao público interno sem nenhum custo para a empresa.

 

Oferecimento de estágios

As empresas podem oferecer vagas de estágio aos estudantes regulares dos cursos de graduação do ICMC, nos termos da Lei nº 11.788/2008. Para isso, é necessário que a empresa possua um convênio de estágio vigente com o Instituto. O ICMC divulga as vagas internamente para os estudantes por meio de boletins eletrônicos.

 ICMCin https://www.icmc.usp.br/institucional/icmcin

RECRTUAMENTO / P,D&i / CAPACITAÇÃO / LICENCIAMENTO DE PI, ETC

 

 

Entre em contato:

Escritório de Parcerias ICIMC-USP
Tel. (16) 3373-8914
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

CONECTE-SE COM A GENTE
 

© 2020 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação