mestrado-profissional-em-matematica-recebe-inscricoes-ate-17-de-setembro Notícias
Destinado a profissionais da rede pública de ensino, o PROFMAT é um programa de pós-graduação semipresencial e gratuito
Data da publicação: 06/08/2019

INSCRIÇÕES TEMPORARIAMENTE SUSPENSAS EM FUNÇÃO DO OFÍCIO 267/2019-CPCF/CGPC/DED/CAPES

PROFMAT oferecerá 15 vagas no ICMC, em São Carlos, e 20 na EACH, em São Paulo

Até dia 16 de setembro estão abertas as inscrições para o Mestrado Profissional em Matemática em RedeNacional (PROFMAT). Direcionado a professores de matemática do ensino básico, especialmente profissionais de escolas públicas, o programa de pós-graduação é semipresencial e gratuito. O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, é um dos polos do programa e oferece 15 vagas para a turma de 2020, com aulas às sextas-feiras, nos períodos da manhã e da tarde.

A taxa de inscrição é de R$ 76,00 e deve ser paga, exclusivamente, por meio de boleto bancário, emitido no momento do preenchimento do formulário de inscrição disponível no site do Programa.

O processo seletivo é realizado via Exame Nacional de Acesso (ENA), que acontecerá sábado, dia 19 de outubro, das 14 às 17 horas. A prova será composta por 30 questões de múltipla escolha, com o objetivo de avaliar os conhecimentos algébricos, numéricos, geométricos, de estatística e probabilidade dos candidatos. Para mais informações sobre o processo seletivo e os documentos necessários, acesse as informações disponibilizadas no site do ICMC.

Sobre o PROFMAT – Coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática, o PROFMAT é reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES) com nota 5, que é a nota máxima para programas de mestrado. Realizado por uma rede de instituições de ensino superior, o Programa oferece 1,8 mil vagas em todo o país.

Na USP, o PROFMAT é de responsabilidade do ICMC e está sob coordenação da professora Ires Dias, disponibilizando atividades em três polos: São Carlos, no próprio ICMC; São Paulo, na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH); e Ribeirão Preto, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCLRP). Neste edital, além das vagas no polo São Carlos, serão ofertadas 20 vagas no polo São Paulo.

Texto: Marília Calábria – Assessoria de Comunicação do ICMC/USP

Edital disponível no site do ICMC: www.icmc.usp.br/pos-graduacao/profmat/ingresso

Site para inscrições: https://ena.profmat-sbm.org.br/info.php
Serviço de Pós-Graduação: (16) 3373-8883