professora-do-icmc-e-uma-das-homenageadas-em-livro-e-documentario Notícias
Iniciativa do Instituto Angelim homenageia memória e trajetória de seis mulheres cientistas da cidade.
Data da publicação: 03/02/2023

A professora do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP, em São Carlos, Maria Aparecida Soares Ruas, carinhosamente conhecida como Cidinha, é uma das seis cientistas homenageadas no livro e no documentário Mulheres na Ciência em São Carlos: reflexões, trajetórias e histórias.

Professora do ICMC desde 1981, Cidinha nunca teve dúvidas sobre o que queria ser quando crescesse: a matemática sempre foi uma das suas principais motivações para a vida. “Sempre quis ser professora, gosto de ensinar e já dava aula particular de matemática desde os meus 12 anos para alunos do ensino fundamental. A interação com os estudantes é o que mais gosto, sejam eles da graduação, pós-graduação ou até mesmo aqueles que já se formaram e ainda entram em contato. Aprendo com eles todo dia”, revela.

Cidinha chegou ao ICMC em fevereiro de 1971 para fazer o mestrado, logo depois de concluir a Licenciatura em Matemática em 1970 pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), em Araraquara. Sob orientação do professor Gilberto Francisco Loibel, obteve o título de mestre em 1974.

“Um dos matemáticos mais brilhantes que conheci”, disse Cidinha sobre seu orientador no mestrado, o professor Loibel. (Imagem: divulgação)

Depois do mestrado, Cidinha concluiu o doutorado em 1983, sob orientação de Luiz Antonio Favaro, que, por sua vez, tinha sido o primeiro aluno de doutorado de Loibel. Além do trabalho como pesquisadora e do amor à sala de aula, ela assumiu diversos cargos de direção no Instituto: foi chefe do Departamento de Matemática, presidente da Comissão de Pós-graduação por duas vezes, presidente da Comissão de Pesquisa e da Comissão de Biblioteca, além de vice-diretora na gestão do professor Paulo Masiero.

LançamentoO livro e o documentário Mulheres na Ciência em São Carlos: reflexões, trajetórias e histórias serão lançados pelo Instituto Angelim no dia 11 de fevereiro, data em que é celebrado o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. O lançamento acontecerá no Teatro Municipal Alderico Vieira Perdigão, em São Carlos, a partir das 19 horas. Para participar do evento, que é aberto a todos os interessados, basta se inscrever gratuitamente neste link: https://icmc.usp.br/e/f967f.

Além do capítulo dedicado à trajetória da professora Cidinha, intitulado O mundo não teria graça sem as singularidades, são homenageadas outras seis cientistas de São Carlos de diversas áreas do conhecimento: Cibele Saliba Rizek (ciências sociais); Lúcia Cavalcante de Albuquerque Willians (psicologia); Maria Aparecida de Moraes Silva (ciências sociais); Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva (ciências humanas – educação) e Yvonne Primerano Mascarenhas (físico-química).

“Decidimos iniciar o projeto com o levantamento de todas as pesquisadoras que se encontravam no caráter sênior, pesquisadoras aposentadas, mas que continuavam atuando em suas áreas temáticas e mais do que isso, que tivessem premiações e publicações internacionais e pesquisas relevantes que fazem parte do cotidiano da sociedade. Os bancos de dados do CNPq e CAPES nos levaram a essas mulheres, em áreas diferentes do conhecimento e formação”, explicou Mirlene Simões, idealizadora e organizadora do livro e do documentário.

A história da professora também foi contada na série “Perfis ICMC”, que homenageou cientistas do ICMC, além de fazer parte do livro comemorativo do cinquentenário do Instituto, publicado ano passado.

Texto: Laura Gazana – Assessoria de Comunicação ICMC-USP
Com informações do Instituto Angelim

Mais informações:
Inscreva-se para o evento de lançamento: https://icmc.usp.br/e/f967f

Saiba mais sobre o projeto: Estrelas na galáxia científica agora são livro e documentário
Conheça a história da professora Cidinha: A geometria de Cidinha
Assista ao vídeo da série “Perfis ICMC”: Youtube – A geometria de Cidinha
Conheça o livro-reportagem que comemorou os 50 anos do ICMC: Livro-reportagem resgata e eterniza Jubileu de Ouro do ICMC

CONÉCTATE CON NOSOTROS