dronesinsac Notícias
Data da publicação: 11/05/2017

Com certeza você já deve ter visto em algum lugar um enxame de abelhas, um cardume de peixes ou então um bando de aves voando pelo céu. O que você nem imagina é que os movimentos perfeitamente sincronizados desses animais serviram de inspiração para o estudo de Sistemas Autônomos Cooperativos, campo da robótica que propõe o desenvolvimento de robôs que atuem em rede para executar uma tarefa.

Segurança e meio ambiente são alguns dos cenários em que pode-se desenvolver pesquisas utilizando a cooperação entre robôs. A importância das áreas e a carência de investimentos nesses setores foram algumas das razões que motivaram a criação do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Sistemas Autônomos Cooperativos (InSAC), que conta com pesquisadores do EESC, do ICMC e de diversas outras instituições.

Saiba mais: www.icmc.usp.br/e/f7ea0