tenteisumir Notícias
Formado por estudantes, professores e funcionários, grupo realiza e apoia eventos que promovem reflexões sobre saúde e bem-estar psicossocial; em setembro, diversas iniciativas vão debater o tema, que ainda é tabu
Data da publicação: 10/09/2018

 
 

O suicídio é segunda maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos em todo o mundo de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Por se tratar de um assunto que ainda é tabu, múltiplos setores da sociedade decidem escolher o silêncio, mas evitar falar sobre suicídio não faz o problema deixar de existir. Muito pelo contrário. Ainda de acordo com a OMS, a cada 40 segundos uma pessoa morre por suicídio no mundo. Todos os anos, mais de 800 mil pessoas decidem tirar a própria vida. Romper o silêncio é um dos principais objetivos do Setembro Amarelo, uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2014. 

Por isso, durante este mês, diversas atividades serão realizadas em São Carlos pelo Grupo de Apoio Psicopedagógico (GAPsi) do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP. Composto por seis membros, dentre alunos, professores e funcionários, além de uma estudante de psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o grupo foi criado no início deste ano e tem como finalidade informar e promover reflexões sobre saúde e bem-estar psicossocial. De acordo com Fernanda Marreta, uma das colaboradoras, a ideia é desenvolver atividades durante todo o semestre sobre assuntos sugeridos pelos próprios alunos, como sofrimento psíquico, vício em mídias digitais, depressão e ideações suicidas. 

Para a professora Simone Souza, coordenadora do grupo, é de extrema importância desenvolver atividades preventivas de caráter psicopedagógico que promovam a saúde e o bem-estar psicológico, além de oferecer capacitação em estratégias de aprendizagem, comunicação e de resolução de problemas. As demandas da faculdade, uma rotina intensa de estudos e a pressão social podem contribuir para a redução da qualidade de vida dos estudantes, que muitas vezes começam a sentir sofrimento psíquico. Com informação e suporte da universidade, o aluno pode enfrentar com sucesso sua adaptação, permanência e atividades de estudo e, ainda, aprender a ter hábitos saudáveis que ajudam na prevenção de sofrimento. 

Segundo a estudante de psicologia Giuliana Mazota, que atua como estagiária no grupo, um dos fatores de risco mais comuns é a violência institucional: “Ela pode envolver diversos tipos de violência praticados no interior de uma instituição como, por exemplo, a universidade. Pode ter caráter de violência psicológica e física, mas também inclui assédio moral e sexual”. Giuliana explica que esses tipos de violência causam sofrimento psíquico e, consequente, podem gerar prejuízos à saúde mental, influenciando negativamente a autoestima e a motivação. 

“Outros fatores de risco que podem impactar a saúde mental são as dificuldades financeiras, a distância da família e as doenças crônicas”, acrescenta. De acordo com a estagiária, a comunidade universitária deve estar atenta a sinais de alerta como as situações em que uma pessoa repete constantemente frases negativas, indicando desejo de autolesão ou autorrecriminação. 

Programação – A campanha Setembro Amarelo é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida, do Conselho Federal de Medicina e da Associação Brasileira de Psiquiatria. O mês de setembro foi escolhido porque, internacionalmente, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio por iniciativa da International Association for Suicide Prevention. A ideia é promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio e divulgar o tema alertando a população sobre a importância de sua discussão. 

Em São Carlos, entre as atividades que o GAPsi promoverá está a roda de conversa Saúde mental na universidade: prevenção ao suicídio, que ocorrerá no dia 26 de setembro, às 19 horas, no saguão térreo da Biblioteca Achille Bassi do ICMC. O evento é gratuito, aberto a todos os interessados e não requer inscrição. 

O grupo também ajuda a divulgar atividades promovidas por outras instituições. É o caso da palestra Universidade, o que te adoece?, que será promovido pelo Escritório de Saúde Mental da USP, que acontecerá no dia 13 de setembro, às 13h30 horas, no anfiteatro Jorge Caron, na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). O Escritório presta apoio aos alunos através de uma plataforma, onde é realizado o primeiro contato para orientação e, posteriormente, agendam-se reuniões presenciais. Além disso, o Escritório oferece consultoria a unidades de ensino e pesquisa da USP que necessitam de auxílio e diálogo sobre a prevenção de suicídios e promove palestras. 

Já no dia 18 de setembro, às 19 horas, o anfiteatro Jorge Caron recebe a mesa redonda Saúde Mental e suicídio: você não está sozinho. Os alunos estão convidados a colocarem, em painéis disponibilizados nas bibliotecas do campus, suas sugestões, desabafos, mensagens de apoio e suporte. Esses comentários subsidiarão as discussões durante a mesa redonda. Confira a programação completa das demais atividades que acontecerão no campus da USP, em São Carlos, acessando este link: icmc.usp.br/e/50ef1. 

Ocorrerá, ainda, de 28 a 30 de setembro, o 2º Congresso de Saúde Mental da UFSCar. Voltado a todos os interessados no assunto, o evento tem como objetivo promover discussões, trocas de conhecimentos e experiências em tecnologias de cuidado em saúde mental, além de divulgar a pesquisa científica na área. As vagas para o evento estão esgotadas, mas é possível se inscrever na lista de espera disponível no site https://congressosm.wixsite.com/congressoufscar/inscricoes. 

Outro evento que já está com as vagas esgotadas é a palestra Planejamento de estudo dentro de ações preventivas da saúde mental. Promovida pela equipe do ProEstudo da UFSCar, a iniciativa acontecerá no dia 13 de setembro, às 19 horas, na sala 5-002 do ICMC. 

Para outubro, ainda com data e local a serem definidos, está sendo planejada outra roda de conversa, dessa vez com o tema Redução de Danos em contexto de festas, que será promovida pelo Coletivo de Redução de Danos de São Carlos. 

Mais iniciativas – Além dessas atividades, existem outras iniciativas na USP que podem ajudar quem está sentindo algum sofrimento psíquico. Entre elas está o Acolhe USP, um programa de assistência e prevenção ao uso problemático de substâncias psicoativas como álcool e outras drogas. 

Já o Teatro da USP e o Grupo de Trabalho dos Direitos Humanos, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP em Piracicaba, produziram um vídeo para conscientizar sobre o suicídio entre universitários, que está disponível no Facebook. O vídeo já foi visto mais de 4 milhões de vezes e termina com o seguinte alerta: “A cada 45 minutos, um brasileiro comete suicídio e muitos são estudantes universitários. 90% dos casos poderiam ser evitados. Quem quer chamar sua atenção, merece sua atenção.” 

Vídeo já alcançou mais de 4 milhões de visualizações

 

Texto: Denise Casatti e Talissa Fávero – Assessoria de Comunicação do ICMC/USP

Saiba mais sobre suicídio

Cartilha informativa de prevenção de suicídio:

Centro de Valorização da Vida: https://www.cvv.org.br/

Mais informações 

Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICMC: (16) 3373.9641 

Grupo de Apoio Psicopedagógico (GAPsi) do ICMC: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

CONECTE-SE COM A GENTE
 

© 2024 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação