dorly Notícias
Professora convidada ministrará workshop de 5 a 9 de novembro; há 30 vagas disponíveis e a taxa de inscrição é de R$ 30
Data da publicação: 26/10/2018

O inglês é a língua que domina a ciência e fazer uma apresentação oral acadêmica é um desafio, especialmente para quem não é nativo. Não é à toa que, apesar de suas valiosas contribuições científicas, muitos pesquisadores não conseguem ser bem-sucedidos ao participar de uma conferência internacional. Para ajudar pós-graduandos e demais pesquisadores a enfrentarem esse desafio, o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, oferece o workshop Academic Oral Presentations in English de 5 a 9 de novembro.

As aulas serão ministras de segunda a quinta, das 16 às 18 horas, exceto na sexta-feira, em que a aula será das 13 às 15 horas. Existem 30 vagas disponíveis, e as inscrições podem ser realizadas até dia 4 de novembro ou enquanto houver vagas pelo site icmc.usp.br/e/5fbcd. Para confirmar a inscrição, os interessados deverão pagar o boleto gerado pelo sistema no valor de R$ 30,00 e encaminhar o comprovante de pagamento para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Quem desejar poderá solicitar isenção da taxa de inscrição e serão concedidas até três bolsas. Para solicitar a isenção ao coordenador do curso, é preciso escrever uma justificativa, encaminhando e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Serão priorizados alunos com auxílios ou bolsas socioeconômicas.

Programa – Por meio de uma série de atividades interativas, colaborativas e informais, os estudantes serão guiados, passo a passo, na criação de uma apresentação acadêmica relevante para o próprio campo de estudo, mostrando dados de pesquisa e se preparando para a participação em uma conferência científica. Para realizar as tarefas do workshop, os estudantes deverão criar um canal no YouTube (privado, grupo fechado) para que cada um possa postar os vídeos que produzir ao longo do curso (confira as tarefas na programação completa).

No curso, serão trabalhadas questões de vocabulário científico, compreensão, pronúncia, além de simulações de apresentação oral. A ministrante será Dorly Piske. Dorly é graduada em ciência e tecnologia de alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina, obteve mestrado em ciência dos alimentos pela Kansas State University, nos Estados Unidos, além de mestrado em letras (espanhol e alemão) e pós-graduação em ensino de inglês como língua estrangeira pela University of Wyoming. Dorly tem experiência com ensino de inglês acadêmico nos Estados Unidos e no Cazaquistão.

A atividade é uma iniciativa do Núcleo Interinstitucional de Linguística Computacional do ICMC, apoiada pela Comissão de Pesquisa, pela Comissão de Cultura e Extensão Universitária e pelo Programa Pós-Graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional do Instituto. Confira a programação completa dos workshops neste link: icmc.usp.br/e/7d397.

Texto: Assessoria de Comunicação ICMC/USP

Workshops Academic Oral Presentations in English
Programa do curso: icmc.usp.br/e/7d397
Inscrições: até 4 de novembro (ou enquanto houver vagas) pelo site icmc.usp.br/e/5fbcd
Aulas: de 5 a 9 de novembro, das 16 às 18h, exceto dia 9, quando a aula acontecerá das 13 às 17h
Locais: 5 de novembro – sala 4-005 – 16 às 18h
6 de novembro – sala 4-003 – 16 às 18h
7 de novembro – sala 4-003 – 16 às 18h
8 de novembro – Auditório Luiz Antonio Fávaro – 16 às 18h
9 de novembro –  sala 4003 – 13 às 17h
Endereço: Avenida Trabalhador são-carlense, 400, no campus I da USP em São Carlos.
Taxa de inscrição: R$ 30,00.