saiba-como-voce-pode-ajudar-na-integracao-dos-calouros- Notícias
A ideia é criar uma rede de apoio para os ingressantes nos cursos do ICMC
Data da publicação: 23/01/2019

Entrar em uma universidade pode acarretar diversas mudanças na vida. Muitos estudantes deixam o ambiente familiar e a cidade onde morava. Todas as transformações que acontecem nesse novo período podem dificultar a adaptação ao ritmo do ensino superior. Quem já foi calouro um dia sabe muito bem os desafios enfrentados na chegada ao ambiente universitário. Por isso, é fundamental preparar os veteranos para realizar um acolhimento adequado aos alunos ingressantes. Esse é um dos objetivos de uma iniciativa proposta pelo Grupo de Apoio Psicopedagógico (GAPsi) do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.

A ideia do Grupo é que as ações de acolhimento aos calouros sejam decididas coletivamente pelos próprios veteranos, a partir da realização de uma roda de conversa de capacitação sobre o assunto. “Nessa nova fase, é preciso gerir a vida pessoal, acadêmica e financeira. Pode ser difícil se adaptar a novas lógicas sociais, institucionais e culturais. Todas essas mudanças podem ser percorridas mais naturalmente se o indivíduo puder contar com uma rede de suporte”, explica Giuliana Mazota, estagiária de psicologia da Universidade Federal de São Carlos, que atua no GAPsi.

Os veteranos interessados em participar da rede de apoio aos alunos que vão ingressar no ICMC devem se inscrever por meio deste formulário: icmc.usp.br/e/2a686. Os inscritos serão informados sobre as atividades de capacitação por e-mail, antes da primeira semana de aula.

Sobre o GAPsi – Com a finalidade de criar ações que sirvam de apoio aos estudantes na prevenção e redução de danos, o ICMC criou o GAPsi, que é composto por seis colaboradores, além de uma estagiária de psicologia da UFSCar. “O grupo começou a se reunir no início de 2018 para desenvolver algumas atividades relacionadas à saúde mental durante o semestre. Além de organizar essas ações, também foram sugeridos assuntos para a formação de grupos focais com os estudantes. Sofrimento psíquico, vício em mídias digitais, depressão e ideações suicidas são alguns dos tópicos selecionados”, conta a funcionária Maria Fernanda Marreta.

Para a professora Simone Souza, coordenadora do grupo, é de extrema importância desenvolver atividades preventivas de caráter psicopedagógico que promovam a saúde e o bem-estar psicológico, além de oferecer capacitação em estratégias de aprendizagem, comunicação e de resolução de problemas. As demandas da faculdade, uma rotina intensa de estudos e a pressão social podem contribuir para a redução da qualidade de vida dos estudantes, que muitas vezes começam a sentir sofrimento psíquico. Com informação e suporte da universidade, o aluno pode enfrentar com sucesso sua adaptação, permanência e atividades de estudo e, ainda, aprender a ter hábitos saudáveis que ajudam na prevenção de sofrimento.

Texto: Assessoria de Comunicação do ICMC/USP

Saiba mais sobre o GAPsi: icmc.usp.br/e/9cb66