usp-oferece-oportunidade-de-estagio-em-jornalismo-em-sao-carlos- Notícias
Estagiário selecionado poderá aprimorar os conhecimentos na área de jornalismo científico e comunicação pública
Data da publicação: 28/01/2019

Estudante selecionado também atuará na cobertura de eventos

Alunos matriculados em cursos de graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, podem se candidatar a uma vaga de estágio no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Válido por dois anos, o resultado do processo de seleção poderá ser utilizado por outras unidades da USP que necessitarem de estagiários com o mesmo perfil.

O edital completo está disponível no site do ICMC. As inscrições vão até 20 de fevereiro, devendo ser realizadas por meio deste link: www.icmc.usp.br/e/6cc2e. A remuneração é uma bolsa no valor de R$ 682,49, além de auxílio transporte diário no valor de R$ 7,60. A jornada semanal de atividades é de 20 horas.

“O ICMC foi o lugar que despertou meu encanto pelo jornalismo científico, campo que até então pouco conhecia, mas que percebi, ao longo do estágio, que era o caminho que gostaria de seguir na carreira”, explica o jornalista Henrique Fontes, que fez estágio na área de comunicação do Instituto entre 2015 e 2017. “Além disso, durante a experiência no Instituto, pude aperfeiçoar e aprender diversas técnicas e abordagens de entrevista, o que, sem dúvida, me preparou ainda mais para os desafios do mercado. Desde que saí do ICMC, felizmente, as portas não pararam de se abrir para mim”, completa Henrique, que atua na rádio UFSCar e também no Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC).

Já para Talissa Fávero, estagiar na USP foi a oportunidade que encontrou para mostrar seu potencial: “A equipe de profissionais, desde o início, valorizou o meu trabalho e sempre me deram a chance de colaborar com minhas próprias experiências, habilidades e conhecimentos”. Segundo ela, que acaba de concluir o curso de jornalismo, o estágio na USP possibilitou não apenas colocar em prática o que aprendeu na universidade, mas obter novos conhecimentos, que vão além dos aspectos técnicos da profissão.

Processo de seleção – O estagiário selecionado apoiará a divulgação das atividades realizadas pela área de comunicação do Instituto, atuando especialmente na área de divulgação científica. Também dará suporte ao atendimento de jornalistas e veículos de comunicação e à cobertura de eventos. Por isso, é preciso ter conhecimentos sobre técnicas de entrevista, redação jornalística, fotografia e inglês em nível intermediário.

As habilidades serão avaliados durante o processo seletivo, que será composto por duas fases: uma prova dissertativa e uma avaliação do rendimento acadêmico e da trajetória profissional do candidato. A prova será realizada no dia 24 de fevereiro, domingo, às 10 horas, na sala 4-001 no ICMC, no campus I da USP em São Carlos, localizado na Avenida do Trabalhado são-carlense, 400. Já a segunda etapa acontecerá em data, horário e local a serem divulgados oportunamente no site www.icmc.usp.br.

Texto: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação do ICMC/USP

Formulário para inscrições: www.icmc.usp.br/e/6cc2e