codinas Notícias
Data da publicação: 26/03/2019

Quem estuda no ensino médio ou em cursos pré-vestibulares pode se inscrever em uma iniciativa gratuita do ICMC e adquirir conhecimentos básicos sobre lógica de programação e resolução de problemas

Inscrições no projeto Codifique podem ser realizadas até dia 3 de abril

Já pensou em cursar computação na USP? Se você estuda no ensino médio ou em cursos pré-vestibulares e gostaria de ter um gostinho do que é programar – até para ter mais segurança sobre qual caminho seguir na futura escolha profissional –, inscreva-se no projeto Codifique. Oferecido por alunos do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, o projeto consiste em um curso gratuito que aborda temas relacionados à lógica de programação e resolução de problemas, utilizando a linguagem JavaScript.

“Foi uma experiência muito legal e serviu para eu ver se queria seguir uma carreira na área de computação. Mesmo sendo um curso que só fornece uma base de conhecimento, eu consegui ter uma noção mais ampla do que é programar”, explica Marina Nastri, que participou do Codifique em 2016, quando cursava o segundo ano do ensino médio em um colégio particular na cidade de São Carlos.

Ao participar do projeto, ela não só descobriu que gostava mesmo de computação como também teve a oportunidade de conhecer o ICMC por dentro. “Como eu tive esse contato, gostei muito do ambiente e das pessoas. Por isso, fiz de tudo para entrar aqui”, ressalta a garota de 19 anos que, este ano, tornou-se aluna do curso de Bacharelado em Sistema de Informação do ICMC. Depois de fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano passado, Marina conquistou a vaga na USP este ano via Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Por se tratar de um curso de programação básica, não é preciso ter nenhum conhecimento prévio sobre o assunto para participar do Codifique. No total, são oferecidas nove aulas presenciais, que acontecem uma vez por semana, sempre às quartas-feiras, das 16 às 19 horas, iniciando no dia 10 de abril. Todas as aulas são ministradas em um dos laboratórios de informática do ICMC, na área I do campus da USP, no centro de São Carlos.

Para se inscrever, preencha o formulário online, até dia 3 de abril, disponível neste link: icmc.usp.br/e/5d82d. A inscrição não garante uma das 30 vagas disponibilizadas no projeto: a partir dos dados fornecidos no formulário, os selecionados serão contatados posteriormente e informados sobre o prazo para confirmar a matrícula no curso. Já os que não forem selecionados farão parte de uma lista de espera e poderão ser chamados posteriormente, caso haja alguma vaga remanescente.

Realizado pelos alunos do ICMC que fazem parte do Programa de Educação Tutorial (PET Computação), o Codifique não é um curso profissionalizante nem ensina informática, apenas apresenta princípios básicos de programação. Os alunos que concluem o curso recebem um certificado oficial da USP.

Marina (à direita) comemora a aprovação na USP

De aluna a professora – Apesar da certeza de computação é a escolha certa, Marina ainda não decidiu se vai continuar cursando Sistemas de Informação. “Estou gostando muito do curso, que é à noite, mas, inicialmente, o plano era ingressar no Bacharelado em Ciências de Computação no ICMC. Por isso, continuo frequentando algumas disciplinas, no cursinho, na área de humanas”. No cursinho, Marina também trabalha desenvolvendo atividades de assistência administrativa e marketing.

Outra certeza que Marina tem é de que sua história no ICMC está apenas começando: de aluna ela quer se tornar professora no projeto Codifique. Aliás, qualquer pessoa que possua noções de informática e/ou lógica de programação pode contribuir com esse e outros projetos do PET-Computação. Para isso, basta se inscrever no processo seletivo para se tornar um monitor voluntário. As inscrições podem ser realizadas até o próximo domingo, 31 de março, neste link: icmc.usp.br/e/7c0f5.

Texto: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação do ICMC/USP

Página do Codifique no Facebook: www.facebook.com/pet.codifique