se-voce-nao-sabe-o-que-e-linux-venha-aprender-na-usp-sao-carlos Notícias
Curso Linux 4 Dummies está com inscrições abertas até 8 de maio
Data da publicação: 02/05/2019

****VAGAS ESGOTADAS****

Faça como o pinguim Tux e aproveite a oportunidade: inscreva-se

Você conhece o Linux? O sistema operacional do simpático pinguim está na moda, mas muita gente ainda não sabe como usar. Quer aprender? Então, inscreva-se no curso Linux 4 Dummies (em português, literalmente, Linux para bobos), oferecido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, na USP em São Carlos.

O participante conhecerá desde a história até a instalação do sistema, aprendendo sobre seu funcionamento, os comandos principais e a estrutura do módulo de arquivos. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 8 de maio ou enquanto houver vagas via este formulário eletrônico: icmc.usp.br/e/200f1. O curso acontecerá na sexta-feira, 10 de maio, das 14 às 18 horas na sala 1-004, no bloco 1 do ICMC.

Esta atividade é a primeira de uma série de 15 oficinas que serão promovidas pelo projeto Principia – Robôs na Escola. O grupo desenvolve métodos e ferramentas novas para o ensino de robótica para crianças a partir de dez anos de idade, com foco, principalmente, em escolas públicas municipais e estaduais. O objetivo é aproximar os jovens da tecnologia, sempre visando o aprimoramento didático e a capacidade de replicação do conhecimento.

“Desde sempre, a motivação do projeto é compartilhar tudo o que é produzido com o público. Queremos capacitar os jovens de escola públicas, nossos voluntários e todos que tenham alguma curiosidade sobre os temas com os quais trabalhamos”, explica o aluno Guilherme Bileki, do ICMC. Ele é um dos gerentes do Principia, que é coordenado pelo professor Eduardo Simões. “Pensamos em fazer oficinas durante o ano todo, dadas pelos nossos voluntários ou por colaboradores que estejam envolvidos com o projeto, a fim de disseminar conhecimento de dentro da universidade para quem quiser”, completa Bileki.

Segundo o estudante, as 15 oficinas foram baseadas no que o grupo faz no dia-a-dia e pensadas como uma sequência de conhecimentos necessários para atingir um objetivo: motivar um jovem de escola pública a chegar em uma posição de sucesso por meio da tecnologia – quer seja via ingresso em uma universidade pública ou pela conquista de um bom emprego. “Essas oficinas são só a base de cursos mais avançados que pretendemos dar no próximo semestre”, finaliza.

Texto: Marília Calábria – Assessoria de Comunicação do ICMC/USP
Crédito da imagem: Pixabay