icmc-promove-evento-e-competicao-sobre-inteligencia-artificial-e-ciencia-de-dados Notícias
Iniciativas são gratuitas e inscrições podem ser realizadas até 8 de junho
Data da publicação: 27/05/2019

 
 

 
O local onde se praticam as artes marciais japonesas, conhecido como Dojo, serviu de inspiração para um evento e uma competição que terão como tema principal a inteligência artificial e a ciência de dados. Chamado DojoML, o evento será realizado no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, na quarta-feira, 12 de junho, das 14 às 19 horas, no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano.
 
Realizado em parceira pelo grupo de extensão DATA, do ICMC, e pelo The AI Academy, grupo de pesquisa em IA baseado em São Paulo, o evento marcará também o fim de uma competição on-line de aprendizado de máquina, a Machine Learning DojoML, que já está com inscrições abertas. Para participar do evento e da competição, basta se inscrever gratuitamente no site das iniciativas: https://the-ai-academy.wixsite.com/dojoml.
 
Um dos focos do evento é a apresentação de técnicas de auto-aprendizado de máquina ou aprendizado de máquina automatizado (em inglês, o termo empregado é automated machine learning, ou simplesmente AutoML). No dia 12, haverá demonstrações dessas técnicas a partir do uso da plataforma H2O, atualmente uma das principais plataformas de aprendizado de máquina e inteligência artificial de código aberto do mundo, criada por uma startup situada no Vale do Silício, nos Estados Unidos.
 
Durante o evento, também serão premiados os vencedores da competição on-line de aprendizado de máquina. Realizada por meio da plataforma Kaggle, uma das mais utilizadas para competições de ciência de dados, a Machine Learning DojoML possibilitará aos participantes encontrar soluções para um problema real de uma empresa no segmento de frotas e internet das coisas. As equipes terão oportunidade de apresentar as soluções desenvolvidas no evento do dia 12.
 
Abertas a todos os interessados, as iniciativas são voltadas especialmente para especialistas e entusiastas da área de ciência de dados, tais como alunos de graduação e pós-graduação das áreas de computação, sistemas de informação e estatística que queiram adquirir novas habilidades na área de inteligência artificial e ciência de dados.
 
 
 
Texto: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação do ICMC/USP
Crédito da imagem: https://www.kaggle.com
 
 
Mais informações
Site do evento e da competição: https://the-ai-academy.wixsite.com/dojoml
Confirme presença no Facebook: https://www.facebook.com/events/456017241841501/
 
Leia outras reportagens sobre ciência de dados:

CONECTE-SE COM A GENTE
 

© 2024 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação