um-jovem-de-20-anos-chamado-bacharelado-em-sistemas-de-informacao Notícias
Data da publicação: 31/05/2019

Apresentação do Coral da USP São Carlos encerrou as comemorações na tarde de sábado

Já são 460 alunos formados, 17 turmas e uma mudança de nome. Mas são incontáveis as histórias dos alunos e professores que ajudaram a construir a trajetória do jovem curso de Bacharelado em Sistemas de Informação (BSI), oferecido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.

Na tarde do último sábado, dia 25 de maio, um evento marcou a comemoração dos 20 anos de criação do curso que, até 2013, chamava-se Bacharelado em Informática (BachInfo). A iniciativa marcou o reencontro de diversos ex-alunos, muitos dos quais trouxeram suas famílias para conhecer o ambiente que lhes acolheu durante a graduação.

No auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, a voz das crianças se misturava à voz do professor aposentado Paulo Masiero, que relatou todo o processo que levou ao nascimento do curso, em 1999. Foi nesse tempo que a professora Ellen Francine começou a ministrar suas primeiras aulas no ICMC. Não é à toa que a linha do tempo de sua jornada acadêmica se confunde com a linha do tempo do BachInfo e do BSI.

Masiero foi um dos homenageados no evento, à esquerda está a professora Ellen e, à direita, a professora Sarita Bruschi

“Todos se deram bem na carreira e saíram daqui bem formados”, disse o ex-aluno Fabiano Cutigi Ferrari, que se formou em 2001 e, depois de concluir o doutorado no ICMC em 2010, tornou-se, no ano seguinte, professor no departamento de computação da Universidade Federal de São Carlos.

“Celebrar os 20 anos do BSI significa comemorar o ICMC que nós temos hoje, que é completamente diferente do que existia antes desse curso ser criado”, destacou a professora Solange Rezende. Além de diversos depoimentos, o evento também foi marcado por homenagens a ex-alunos, professores e funcionários. No encerramento da cerimônia, o público se emocionou com a apresentação do Coral da USP São Carlos, que soltou a voz em meio às árvores e orquídeas do jardim interno do Instituto.

Texto e fotos: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação do ICMC

Saiba mais sobre o BSI: icmc.usp.br/e/5066d