traga-suas-doacoes-e-conheca-iniciativas-das-universidades-publicas-que-fazem-a-diferenca- Notícias
Idealizado por uma aluna da USP, evento busca aproximar a população das universidades e conseguir o maior número possível de doações para os diversos projetos sociais realizados pelos estudantes, professores e funcionários dessas instituições
Data da publicação: 04/06/2019

Vinculado ao ICMC, PET-Computação é o grupo que está coordenando as atividades do Dia Solidário.
Entre as atividades realizadas pelos estudantes está o curso de informática básica para idosos

Você sabia que a cada ano são arrecadas cerca de 40 mil peças de roupas pela Campanha do Agasalho da USP? Já ouviu falar do grupo Risóólis, da UFSCar, que visita hospitais, orfanatos, creches e instituições de longa permanência buscando humanizar o atendimento por meio da arte de fazer sorrir (clown)? Tem ideia de quantas iniciativas existem hoje na USP e na UFSCar com a intenção de levar educação e tecnologia aos jovens de baixa renda da região?

Para que mais pessoas consigam responder essas perguntas, um evento acontecerá no próximo domingo, 9 de junho, na praça XV, das 10 às 17 horas: o Dia Solidário. Mostrar as diversas iniciativas realizadas em prol da comunidade pelas duas universidades públicas sediadas em São Carlos – a USP e a UFSCar – é apenas um dos objetivos da ação, que também visa receber a maior quantidade e variedade possível de doações. Serão arrecadadas roupas, alimentos não perecíveis, materiais escolares, livros, pilhas e outros resíduos eletrônicos, lacres de latinhas, bexigas, ração e medicamentos para animais, produtos de limpeza, de higiene pessoal e de maquiagem.

Todas essas doações serão encaminhadas a entidades por meio dos vários grupos de cunho social ligados às universidades. Além de ter excelência em ensino e pesquisa, a USP e a UFSCar também são referência em extensão, que são todas as atividades realizadas pelos estudantes, professores e funcionários com o objetivo de beneficiar a sociedade, levando conhecimentos novos e a possibilidade de uma melhor qualidade de vida ao público.

“Queremos aproximar a população das universidades e conseguir o maior número possível de doações”, explica a idealizadora da iniciativa, Beatriz Monteiro. Aluna do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, Beatriz coordena atualmente o Programa de Educação Tutorial do Instituto (PET-Computação), iniciativa que desenvolve diversos projetos gratuitos voltados a popularizar conceitos de programação, como o Codifique.

Ensinar conceitos básicos de programação para estudantes do ensino médio é o foco do projeto Codifique

“Também vamos trazer à praça XV robôs, jogos e experimentos divertidos para que a comunidade possa conhecer um pouco mais do que é produzido pelas nossas universidades”, acrescenta a estudante. Durante o evento, também haverá uma feira de adoção de cachorros, uma apresentação do grupo Integração Musical da USP e o Grupo de Som do Centro Acadêmico Armando de Salles Oliveira (GSom) ficará responsável pela música ambiente.

Para contribuir com o Dia Solidário, basta trazer sua doação e curiosidade para conhecer as iniciativas realizadas pelas universidades. O evento é totalmente gratuito, aberto à participação de pessoas de todas as idades e conta com o apoio do Grupo Coordenador das Atividades de Cultura e Extensão Universitária do campus da USP, em São Carlos. Confira os grupos que já confirmaram presença: PET Computação, Campanha do Agasalho, Projeto Semente, Enactus USP São Carlos, Grupo ProAnimal, PET Civil – UFSCar, Rotaract Club de São Carlos – Bandeirantes, Sanca Social, Risóólis UFSCar, Projeto João de Barro, Operação Natal, Semana da Engenharia Ambiental – EES/USP, Warthog Robotics, Projeto Principia – Robôs na Escola e Fellowship of the Game.

Texto – Denise Casatti – Assessoria de Comunicação do ICMC/USP

Confirme presença no Facebook: www.facebook.com/events/2344296615639638/