artigos-do-icmc-sao-premiados-em-conferencia-internacional Notícias
Grupo de Bases de Dados e Imagens do ICMC tem dois trabalhos reconhecidos em conferência realizada na Espanha
Data da publicação: 12/07/2019

 

Agma Traina (à direita) coordena o Grupo de Base de dados e Imagens do ICMC (foto: arquivo pessoal)

 

Dois trabalhos vinculados ao Grupo de Base de dados e Imagens (GBDI) do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP, em São Carlos, foram premiados na categoria Best Paper durante a 32ª edição do IEEE International Symposium on Computer-Based Medical Systems (CBMS 2019). O simpósio, que aconteceu em junho em Córdoba, na Espanha, é uma das principais conferências mundiais na área de computação aplicada à medicina.
 
Promovido pelo Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE), o evento premiou em sua trilha principal dois artigos sobre soluções baseadas em computador para suporte a decisões clínicas, que têm entre os autores docentes, alunos e ex-alunos do ICMC. Um deles, voltado ao estudo de diagnósticos de ressonância magnética por imagem, é intitulado BGrowth: an efficient approach for the segmentation of vertebral compression fractures in magnet resonance imaging“, de autoria de Jonathan Ramos, Mirela Cazzolato, Bruno Faiçal, Marcello Nogueira-Barbosa e Agma Traina.
 
O outro, com o título A two-phase learning approach for the segmentation of dermatological wounds, otimiza a intervenção curativa em feridas dermatológicas e tem como autores Wellington Silva, Daniel Jasbick, Rodrigo Erthal, Paulo Azevedo-Marques, Agma Traina, Lucio Santos, Ana Santos, Daniel de Oliveira e Marcos Bedo.
 
Os trabalhos premiados foram selecionados em um universo de 88 artigos apresentados, vindo de instituições de 37 países. “Estamos muito felizes pelo GBDI com o reconhecimento da pesquisa realizada dentro do contexto do Projeto Temático FAPESP-MiVisBD”, afirma a professora Agma Traina, uma das autoras e líder do grupo de pesquisa do ICMC.
 
Um grande projeto – Os trabalhos fazem parte de uma iniciativa ainda maior: o projeto temático Mining, Indexing and Visualizing Big Data in Clinical Decision Support Systems (MIVisBD), apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
 
Iniciada em setembro de 2017, a pesquisa apresenta resultados publicados em diferentes revistas científicas como as revistas ScienceDirect e SpringerNature. Estes estudos são referentes a processamento de imagens em banco de dados para reconhecimento de padrão de determinadas doenças. Além disso, o projeto já rendeu premiações no Simpósio Brasileiro de Bancos de Dados, o maior evento da América Latina do campo de bancos de dados.
 
No âmbito da USP, a pesquisa é realizada pelo ICMC em parceria com o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina, com a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e com a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Também participam a Universidade Federal de São Carlos, a Universidade Federal do ABC e outras oito instituições internacionais.
 
 
Texto: Marília Calábria – Assessoria de Comunicação do ICMC/USP
 
 
Mais informações
Assessoria de Comunicação do ICMC/USP
Tel. (16) 3373-9666 / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

CONECTE-SE COM A GENTE
 

© 2019 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação