img8215bannersite Notícias
Opções vão desde cursos voltados especialmente aos idosos até a participação em disciplinas nas áreas de computação, matemática e estatística, em que a convivência na sala de aula é compartilhada com os jovens
Data da publicação: 22/07/2019

Atividades fazem parte do programa USP Aberta à Terceira Idade

Os idosos da região de São Carlos, no interior de São Paulo, têm à disposição uma série de atividades oferecidas pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP: podem aprender a utilizar smartphones ou tablets, adquirir informações básicas de informática e, ainda, aprofundar os conhecimentos em computação, matemática e estatística. Há opções que são especialmente voltadas a quem tem 60 anos ou mais – como o curso Práticas com Tablets e Celulares e o curso Informática Básica para a Terceira Idade – além de 11 disciplinas em que os idosos podem participar das aulas junto com os estudantes de graduação do Instituto.

“Para os mais jovens, a Internet significou a possibilidade de descobrir novos mundos sem sair de casa. Já para quem tem 60 anos ou mais, a web se tornou uma grande oportunidade de se aproximar de familiares e amigos, trazendo quem está longe para dentro de casa, o que favorece o estabelecimento de mais interações sociais”, explica o professor Júlio Cézar Estrella, que é vice-presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICMC.

Não é à toa que um dos cursos mais procurados pelos idosos, cujas vagas costumam se esgotar rapidamente, é o de Práticas com Tablets e Celulares. “Nesse curso, os participantes têm a oportunidade de aprender, entre outras coisas, a utilizar as redes sociais, tirar fotos e gravar vídeos, além de usar aplicativos que podem facilitar o dia a dia”, diz Júlio. Aos iniciantes, recomenda-se o módulo do curso destinado ao aprendizado de conceitos básicos, em que são oferecidas duas turmas com 15 vagas cada uma. O mesmo número de turmas e vagas é disponibilizado no módulo avançado.

As aulas acontecem uma vez por semana, sempre às quartas-feiras à tarde, com início dia 14 de agosto e término em 6 de novembro. Para participar, é necessário trazer seu próprio smartphone ou tablet, habilitado para navegar na internet e com sistema operacional Android 4.4 ou superior.

As inscrições devem ser realizadas presencialmente no dia 7 de agosto e as vagas são limitadas. As senhas serão distribuídas a partir das 8 horas na área de comunicação e eventos do ICMC, na sala 4-000, no bloco 4. Caso haja vagas remanescentes, mais senhas serão entregues a partir das 14 horas na mesma sala. Os interessados devem trazer RG, CPF e o celular ou tablet que utilizarão no curso já que, no momento de efetuar a inscrição, os idosos farão uma avaliação para saber qual módulo (básico ou avançado) é mais apropriado para cada indivíduo. Essa avaliação levará cerca de 30 minutos ou mais. Por isso, não é possível fazer a inscrição em nome de outra pessoa.

Inscrições no curso que ensina a usar celulares e tablets devem ser realizadas presencialmente dia 7 de agosto; vagas são limitadas

Já o curso Informática Básica para a Terceira Idade começará no dia 11 de setembro e acontecerá até 30 de outubro. Nas aulas, que serão as quartas-feiras, das 14 às 16 horas, os alunos aprendem, entre outras coisas, a navegar na internet com segurança, podendo até mesmo utilizar serviços bancários online, enviar e receber e-mails. Há 20 vagas disponíveis e as inscrições devem ser realizadas pessoalmente durante a última semana de agosto, do dia 26 ao dia 30, das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas, também na área de comunicação e eventos do ICMC, na sala 4-000.

Todos os cursos são gratuitos e os únicos pré-requisitos são: saber ler e ter 60 anos ou mais. Solicita-se também que os participantes tragam, na primeira aula, doações de kits de higiene para os asilos da cidade, que podem ser compostos por pelo menos dois dos seguintes itens: aparelho de barbear descartável, desodorante (aerosol ou spray), shampoo, condicionador e hidratante corporal.

Aulas com os jovens – Já os idosos que desejam aprofundar os conhecimentos nas áreas de computação, matemática e estatística, além de trocar informações e experiências com os jovens, podem se inscrever em uma das disciplinas que são oferecidas nos cursos de graduação do ICMC. O único pré-requisito para participar é ter, pelo menos, ensino médio completo.

No total, há vagas em 11 disciplinas, tais como: Computadores, Sociedade e Ética ProfissionalElementos da MatemáticaÁlgebra LinearProbabilidade IEstatística, entre outras (clique aqui e confira a lista completa das disciplinas e os horários em que cada uma é oferecida). As inscrições também devem ser realizadas pessoalmente, até sexta-feira, 26 de julho, das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas, na área de comunicação e eventos do ICMC, na sala 4-000. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3373-9146.

Programa  – Essas atividades oferecidas aos idosos fazem parte do programa USP Aberta à Terceira Idade, promovido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP. Criado pela professora Ecléa Bosi, o programa completou 25 anos de atividades ininterruptas e proporciona um intercâmbio geracional com os alunos da Universidade, criando um polo de discussão sobre o tema do envelhecimento, com atividades e parcerias que vão além das disciplinas abertas especificamente a esse público.

Texto: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação do ICMC/USP

Saiba mais
Veja todas as oportunidades oferecidas aos idosos no campus da USP, em São Carlos: http://prceu.usp.br/3idade/sao-carlos/