confira-os-projetos-selecionados-pelo-centro-avancado-icmc-para-apoio-a-inovacao- Notícias
Medicina, habitação, agricultura, nutrição e esporte: as iniciativas contemplam soluções para essas cinco diferentes áreas
Data da publicação: 08/08/2019

Projeto Feira na mesa foi um dos selecionados nesta primeira chamada

Cinco projetos foram contemplados pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, para contribuir com a formação empreendedora dos estudantes. Apresentados na primeira chamada pública lançada pelo Centro Avançado ICMC para Apoio à Inovação, os projetos possuem objetivos diversos, tais como: gerenciar e controlar ativos em ambientes médicos hospitalares; criar uma plataforma para moradia; democratizar a alimentação saudável no Brasil; desenvolver um sistema estatístico para acompanhamento de atletas que praticam Judô; contribuir para que a agricultura familiar seja mais sustentável e escalável.

Todas as iniciativas selecionadas se relacionam a uma dessas três modalidades de estímulo: participação em competições de inovação; participação em editais de fomento voltados à incubação ou ao desenvolvimento de tecnologia; geração de inovação em parceria com empresas, institutos de pesquisa e órgãos governamentais para o desenvolvimento de protótipos ou provas de conceito de produtos ou tecnologias criadas no ICMC.

Pelo menos metade dos projetos contempla a participação de alunos de graduação. Na próxima segunda, dia 12, acontecerá uma reunião com os responsáveis por cada iniciativa e as atividades previstas começarão a ser realizadas. Confira, a seguir, mais detalhes sobre as propostas selecionadas.

Modalidade: preparação para participar de competições de inovação

Feira na Mesa
Proponentes: Felipe Moreira; Guilherme Barcellos; João Pedro Secundino
Objetivos: tornar a agricultura familiar um comércio mais sustentável e escalável tanto na região de São Carlos (a curto prazo) quanto no Brasil (a longo prazo) por meio da fomentação do empreendedorismo no ICMC e do uso da tecnologia.
Parceiros: produtores orgânicos.

Modalidade: inovação em parceria com empresas, institutos de pesquisa e órgãos governamentais para o desenvolvimento de protótipos ou provas de conceito de produtos ou tecnologias criadas no ICMC

iSports: módulo Judô
Proponentes: Vinícius Loureiro Siqueira; Wesley Da Silva.
Docente: Francisco Louzada.
Objetivos: o iSports é, atualmente, um instrumento que pode ser utilizado para identificação de novos talentos no futebol, funcionando como um “olheiro virtual” e auxiliando na avaliação de atletas. O acompanhamento dos jogadores é realizado por meio de análises estatísticas, que revelam indicadores técnicos, físicos, psicológicos e habilidades. O objetivo do projeto é adaptar e customizar o iSports para o Judô, um esporte de combate individual com boa popularidade no país, o qual tem produzindo resultados razoáveis em nível internacional, inclusive em olimpíadas.

Modalidade: participação em editais de fomento voltados à incubação ou ao desenvolvimento de tecnologia

Gerenciamento e controle de ativos em ambientes médicos hospitalares
Proponentes: Cristiano José dos Santos; Ennio Politi Lopes; Pedro Silva Arantes.
Docente: Rosana Vaccare Braga.
Objetivos: o objetivo central deste projeto será o desenvolvimento de um sistema de gerenciamento da manutenção de equipamentos médicos de alto custo e geração de informações relevantes para a administração de Unidades de Saúde.
Parceiros: HC de Ribeirão Preto, HU de São Carlos

Projeto: 100kcal
Proponentes: Vinícius Molina Garcia; Alexandre Batistella Bellas.
Docente: Solange Oliveira Rezende
Objetivos: o objetivo do 100kcal é democratizar a alimentação saudável no Brasil, através de uma inteligência artificial que gera dietas personalizadas automaticamente para as pessoas, e utiliza técnicas de psicologia comportamental e gamificação para a criação e manutenção de hábitos.

PackUp – Startup voltada a moradias
Proponentes: Marcelo Suckow de Barros Rodrigues; Bruno Facina.
Objetivos: criar uma plataforma que auxilie pessoas a encontrar lugares para morar e pessoas para morar junto, inovando na maneira como esse processo é realizado.

Texto: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação do ICMC/USP

Centro Avançado ICMC para Apoio à Inovação (ICMCin): www.icmc.usp.br/institucional/icmcin
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.