venha-aprimorar-suas-habilidades-de-falar-em-publico-no-icmc Notícias
Evento possibilita a estudantes realizarem apresentações de 15 minutos sobre uma temática e, a seguir, serem avaliados por especialistas
Data da publicação: 13/08/2019

 EVENTO CANCELADO

Para participar, basta preencher, até dia 23, o formulário on-line e enviar o resumo da apresentação que pretende realizar
 
 
Na tarde do dia 29 de agosto, quinta-feira, os estudantes do campus da USP, em São Carlos, terão a oportunidade de desenvolver suas habilidades de falar em público na prática. É quando acontecerá o evento Apresenta++, uma iniciativa do Programa de Educação Tutorial (PET) Computação, que é vinculado ao Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP.
 
A iniciativa tem como objetivo criar um ambiente propício para todos os estudantes que desejam melhorar sua capacidade de fazer apresentações públicas. Serão convidados especialistas que vão analisar as apresentações e fornecerão feedbacks aos participantes a fim de que possam aprimorar suas habilidades de falar em público.
 
Os temas que guiarão essa primeira edição do Apresenta++ são: computação e cinema. Se você deseja se apresentar no evento, poderá abordar qualquer assunto relacionado a um desses temas ou aos dois durante 15 minutos. O assunto se manterá em segredo e só será revelado no dia 29, diante da plateia.
 
Como as vagas para se apresentar no evento são limitadas, haverá um processo seletivo. Para se inscrever, preencha, até dia 23 de agosto, o formulário on-line disponível neste link: icmc.usp.br/e/1de39. No momento da inscrição, envie o resumo da apresentação que pretende fazer. Os estudantes selecionados serão comunicados por e-mail no dia 26 de agosto. Dependendo do número de inscritos, os organizadores promoverão, em breve, mais edições do Apresenta++ para dar oportunidade a todos de se apresentarem.
 
 

Apresenta++ é uma expansão da iniciativa PET-Apresenta, em que membros do PET-Computação colocam suas habilidades de falar em público em prática ao final das reuniões do grupo
 
 
Como a ideia nasceu – “O projeto começou como parte das reuniões gerais do PET-Computação. Reservávamos os 15 minutos finais para um membro do grupo se apresentar. O apresentador escolhia o tema e só revelava na hora”, explica Luíza Machado, que faz ciências de computação no ICMC.
 
Ela conta que, logo depois da apresentação, os demais membros do PET oferecem um breve feedback, destacando aspectos positivos e negativos sobre a oratória do apresentador e a qualidade do conteúdo abordado. Aos poucos, o projeto foi sendo aprimorado e, neste semestre, o PET Apresenta acontece semanalmente, às quartas-feiras, às 13 horas, momento em que dois membros do grupo se apresentam. O tema continua sendo secreto e as apresentações são abertas a todos os interessados.
 
“Devido à grande importância do projeto para o grupo, decidimos estendê-lo, criando uma versão maior e mais acessível ao público em geral, que é o Apresenta++. Mas mantivemos a mesma proposta do original, com apresentações de 15 minutos seguidas de um feedback de, aproximadamente, 10 minutos”, finaliza Luíza.
 
Também fazem parte da comissão organizadora da iniciativa os estudantes Ana Carolina Fainelo e Leonardo Franco, ambos alunos de ciências de computação do ICMC e membros do PET. Para assistir aos vídeos das apresentações já realizadas no PET-Apresenta, acesse o canal do projeto no Youtube: icmc.usp.br/e/cd8de.
 
 
 
Texto: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação do ICMC/USP
 
 
Mais informações 
PET-Computação no Facebook: www.facebook.com/petcompusp/
Acesse o canal do grupo no Telegram, fique por dentro de notícias, eventos e saiba onde ocorrerá a próxima edição do PET Apresenta: https://t.me/PETcompUSP
Inscreva-se no Apresenta++: icmc.usp.br/e/1de39
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

CONECTE-SE COM A GENTE
 

© 2024 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação