venha-aprender-programacao-na-usp-sao-carlos Notícias
Alunos de ensino médio ou de cursos pré-vestibulares podem se inscrever em iniciativa gratuita do ICMC até 4 de setembro
Data da publicação: 21/08/2019

Aulas de programação são semanais, gratuitas e começam dia 11 de setembro

Já pensou em aprender programação na USP? Basta participar gratuitamente do Codifique, um curso de programação básica voltado para estudantes de ensino médio e de cursinho que desejam conhecer um pouco mais sobre computação. Durante as aulas, são abordados assuntos referentes à lógica e resolução de problemas, conhecimentos que podem facilmente ser aplicados no dia-a-dia.

Todas as atividades são presenciais e acontecem semanalmente, sempre as quartas-feiras, das 15 às 18 horas, em um dos laboratórios de informática do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, na área I do campus, no centro da cidade. A primeira aula será dia 11 de setembro e a última, 13 de novembro.

Para participar, não é necessário ter conhecimentos prévios sobre programação, basta preencher, até 4 de setembro, o formulário on-line disponível neste link: icmc.usp.br/e/4fc89. A inscrição não garante uma das 30 vagas disponibilizadas no projeto: a partir dos dados fornecidos no formulário, os selecionados serão contatados posteriormente e informados sobre o prazo para confirmar a matrícula no curso. Já os que não forem selecionados farão parte de uma lista de espera e poderão ser chamados posteriormente, caso haja alguma vaga remanescente.

“Recomendamos que os interessados sigam nossa página no Facebook, assim, será mais fácil receber as informações sobre o curso e sobre os prazos para confirmação da matrícula”, explica João Pedro Sousa dos Reis, um dos coordenadores da iniciativa. Ele é aluno de Ciências de Computação no ICMC e um dos membros do Programa de Educação Tutorial do Instituto (PET-Computação), que é responsável pelo Codifique.

Ao final da atividade, os alunos que frequentam as aulas recebem um certificado oficial da USP. Vale ressaltar que o Codifique não é um curso profissionalizante de informática ou de inclusão digital, mas que fornece uma noção mais ampla do que é programar.

“O aprendizado que obtive no Codifique foi formidável: desenvolvi códigos em linguagem de programação, algoritmos e, ao final do projeto, criei até um jogo”, revela Marlon Martins, que frequentou o curso em 2018 e, no início deste ano, tornou-se aluno de Ciências de Computação no ICMC. “No Codifique, tive a chance de conhecer um pouco da USP e do ICMC. Fique deslumbrado com a infraestrutura, a paisagem e as oportunidades para o aprimoramento profissional e social. Toda essa experiência fortaleceu o meu desejo de estudar Ciências de Computação aqui”, completa o estudante, que agora faz parte do PET-Computação.

Texto: Assessoria de Comunicação do ICMC/USP

Página do Codifique no Facebook: www.facebook.com/pet.codifique