divulgathon19 Notícias
Das 15 às 18 horas, público poderá conferir uma sequência de apresentações rápidas sobre ciência e ajudar a escolher os vencedores do Divulgathon, uma maratona de divulgação científica
Data da publicação: 21/10/2019

 

Os responsáveis pelas três melhores apresentações de domingo serão convidados para participar da edição são-carlense do festival internacional de divulgação científica Pint of Science em 2020
 
 

Compartilhar os conhecimentos que são gerados pelos pesquisadores das universidades brasileiras diretamente com o público, de um jeito atraente e descomplicado. Esse é um dos objetivos de um evento gratuito que acontecerá no próximo domingo, 27 de outubro, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.

Será uma verdadeira maratona de divulgação científica, que vai começar às 15 horas e prosseguirá por três horas, tempo em que o público poderá assistir a uma sequência de apresentações rápidas sobre os mais diversos conceitos científicos. Esta será a primeira edição do Divulgathon: ciência sem barreiras, em que 57 maratonistas vão se revezar no palco do auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, no bloco 6 do Instituto, para compartilhar seus conhecimentos com o público.

Durante o evento, uma banca de jurados vai acompanhar as apresentações e avaliá-las. O público também poderá ajudar a escolher os vencedores da maratona de divulgação científica. No final do evento, os responsáveis pelas três melhores apresentações serão convidados a participar da edição são-carlense do maior festival de divulgação científica do mundo, o Pint of Science, que já tem data marcada: 11, 12 e 13 de maio de 2020.

Aquecimento – No sábado, 26 de outubro, um dia antes das apresentações públicas, os 57 inscritos no Divulgathon participarão de um workshop para preparem suas apresentações. Será um treinamento intensivo, das 9 às 18 horas, que será ministrado no auditório Luiz Antonio Favaro, no bloco 4 do ICMC. Diversos especialistas foram convidados para abordar conteúdos relacionados à comunicação pública da ciência. Também haverá exercícios práticos para despertar a criatividade, aprimorar as habilidades de comunicação oral, o trabalho em equipe e a capacidade de autorreflexão dos participantes em relação a como fazem divulgação científica e a como poderiam fazer melhor.

O resultado desse treinamento intensivo poderá ser conferido na tarde de domingo, durante o Divulgathon. Além de preparar os atletas para a maratona, o treinamento tem como objetivo estimular que mais pessoas se dediquem à popularização do conhecimento científico.

O evento é realizado pelo ICMC com apoio da Prefeitura Municipal de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação, marcando o encerramento das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que acontece de 21 a 27 de outubro. Ainda como parte da SNCT, o ICMC realizará na próxima quarta-feira, 23 de outubro, o seminário Além da sala de aula do amanhã: o impacto da inteligência artificial na educação. O seminário também é gratuito, aberto a todos os interessados e será realizado no auditório Fernão Stella Rodrigues Germano a partir das 15 horas.

 

 

 
Seminário vai debater as ferramentas de inteligência artificial que já estão sendo aplicadas no meio educacional e abordará também o estado da arte na pesquisa da área e as futuras possibilidades
 
 

Texto: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação do ICMC/USP 

 

Mais informações
Confira a programação completa da SNCT na USP São Carlos: icmc.usp.br/e/25073
Confira quem são os 57 maratonistas: icmc.usp.br/e/3305f

Assessoria de Comunicação do ICMC: (16) 3373.9666
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 
 
 
 
 
 

CONECTE-SE COM A GENTE
 

© 2019 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação