simposio-no-icmc-discute-aplicacoes-do-direito-na-area-de-tecnologia Notícias
Organizado em parceria por pesquisadores da USP e da UNESP, evento acontece na próxima quarta-feira, 13 de novembro, a partir das 13h30 no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano
Data da publicação: 08/11/2019

 

 

 

O que diz a lei sobre acidentes envolvendo carros autônomos e sobre direitos autorais de obras criadas por inteligência artificial? Como proteger os direitos sobre um software? Como a tecnologia de blockchain é usada para fazer contratos mais seguros? Como prestar serviços de tecnologia para o Estado e para empresas de outros países? Responder perguntas como essas é um dos objetivos do Simpósio USP & UNESP Direito e Tecnologia, que acontecerá na próxima quarta-feira, 13 de novembro, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.

O evento é uma oportunidade para alunos, professores e profissionais do ramo de tecnologia conhecerem mais sobre as legalidades e os processos burocráticos que afetam, de diversas maneiras, a vida de todos nós. Todos os temas serão apresentados por graduandos, pós-graduandos e professores da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS), do campus da UNESP em Franca, instituição que está organizando o simpósio em parceria com o ICMC.

O simpósio é gratuito, aberto a todos os interessados e não demanda inscrições prévias. Quem desejar receber certificado de participação pode se inscrever na abertura do simpósio ou por meio do site do evento, até 12 de novembro: www.inscricoes.fmb.unesp.br/inscricao.asp.

A iniciativa começa às 13h30, no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, no bloco 6 do ICMC, com a palestra Protegendo software no Brasil: direitos autorais ou propriedade industrial?, que será ministrada por Victor Luiz Pereira de Andrade. Logo depois, é a vez de Luísa Ortiz Thomazella falar sobre Prestação de serviços na área de tecnologia: aspectos relevantes no comércio internacional.

Na sequência, os carros autônomos entrarão no circuito durante a palestra de Luciana Lopes Canavez, que abordará a responsabilidade civil desses veículos. Já Gabriela Gandelman Torina analisará a questão da proteção da propriedade intelectual de obras criadas por inteligência artificial.

A penúltima apresentação, Uma análise jurídica dos smartcontracts, será realizada por Gustavo Alarcon Rodrigues e a última – Como trabalhar para o Estado? A prestação de serviços de tecnologia em licitações públicas – será ministrada por Jete Jane Fiorati. Antes do final do evento, o público poderá esclarecer suas dúvidas, discutindo com os especialistas aspectos abordados durante as seis palestras que compõem o simpósio.

Texto: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação do ICMC/USP

Simpósio USP & UNESP Direito e Tecnologia
Site: www.inscricoes.fmb.unesp.br/principal.asp

Evento no Facebook: www.facebook.com/events/954913408222030/
Seção de eventos do ICMC: (16) 3373.9622 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Contato com a imprensa
Assessoria de Comunicação do ICMC: (16) 3373.9666
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

CONECTE-SE COM A GENTE
 

© 2024 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação