professor-do-icmc-e-reconhecido-como-nova-lideranca-pela-pro-reitoria-de-pesquisada-usp- Notícias
Oito jovens docentes da Universidade foram agraciados com o Prêmio Excelência para Novas Lideranças, em cerimônia realizada dia 8 de novembro
Data da publicação: 13/11/2019

Docentes premiados e dirigentes da Universidade participaram da cerimônia em São Paulo
Crédito da imagem: Cecília Bastos/USP Imagens

O professor Tiago Pereira da Silva acaba de ser reconhecido por sua contribuição no estudo de redes dinâmicas complexas e suas aplicações. Professor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, Tiago foi um dos oito docentes da Universidade agraciados com o Prêmio Excelência para Novas Lideranças, concedido pela Pró-Reitoria de Pesquisa.

O prêmio é fornecido a docentes com até 40 anos de idade que se destacam pelo impacto de sua pesquisa científica, artística ou cultural, em diversas áreas do conhecimento. Em cerimônia realizada no dia 8 de novembro, na Sala do Conselho Universitário, no prédio da Reitoria, em São Paulo, Tiago recebeu o prêmio na área de Ciências Exatas e da Terra.

Graduado em Física pelo Instituto de Física da USP, Tiago fez doutorado em matemática aplicada na Potsdam Universitaet, na Alemanha. Depois, fez cinco pós-doutorados em diferentes instituições no Brasil e no exterior. Desde 2015, é professor do ICMC. Confira, no vídeo a seguir, produzido pelo Jornal da USP, um pouco sobre as pesquisas que o docente realiza na área de redes dinâmicas complexas.

Sobre o Prêmio – Nesta primeira edição, a PRP recebeu 37 inscrições. As propostas foram analisadas por uma comissão avaliadora composta por 24 pesquisadores externos, representantes de todas as áreas do conhecimento. Eles levaram em conta o impacto científico ou social e a relevância das atividades de pesquisa para o desenvolvimento de seu campo de estudos, para a visibilidade da pesquisa realizada na Universidade e para a interação da USP com a sociedade. Cada docente contemplado recebeu um prêmio no valor bruto de R$ 15 mil.

“A USP tem mostrado uma produtividade científica grandiosa e inequívoca. Essa capacidade produtiva, consequência do esforço abnegado e da inteligência aqui presente, deve, certamente, ser preservada. Identificar pesquisas de impacto no sentido amplo é uma das motivações deste prêmio”,  ressaltou o pró-reitor de Pesquisa, Sylvio Roberto Accioly Canuto.

“Este prêmio representa o reconhecimento aos novos docentes que estão garantindo o futuro da nossa Universidade. Não podemos esquecer a responsabilidade que temos de sermos docentes e pesquisadores de uma universidade em um país que tem muito a se desenvolver”, finalizou o reitor da USP, Vahan Agopyan.

Texto: Assessoria de Comunicação do ICMC/USP
Com informações do Jornal da USP